thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reuters ganha dois prêmios Pulitzer por reportagem nacional e fotojornalismo em Gaza

mulher abraçando criança morta

Por Joseph Ax

(Reuters) – A Reuters ganhou dois prêmios Pulitzer nesta segunda-feira, um na categoria de fotojornalismo de notícias de última hora por chocantes imagens do conflito em Gaza, e outro em reportagem nacional por série investigativa sobre o império industrial de Elon Musk.

A ProPublica ganhou o cobiçado prêmio de serviço público por reportagens que detalhavam presentes e viagens não revelados que juízes da Suprema Corte dos EUA, especialmente Clarence Thomas, aceitaram de doadores ricos. O New York Times e o Washington Post ganharam três prêmios cada.

Concedidos pela primeira vez em 1917, os prêmios Pulitzer anuais estão entre os de maior prestígio no jornalismo dos EUA.

Os fotógrafos da Reuters — que muitas vezes trabalham sob grande risco para sua segurança pessoal — produziram milhares de imagens que documentam a investida israelense contra o Hamas em Gaza, iniciada com o ataque do grupo militante na madrugada de 7 de outubro que matou 1.200 pessoas em Israel.

Desde então, a ofensiva de retaliação de Israel na Faixa de Gaza matou mais de 34.000 pessoas, incluindo muitas crianças, e deslocou a maioria de seus 2,3 milhões de habitantes. Quase metade da população sofre níveis catastróficos de fome, segundo o Programa Mundial de Alimentos.

As fotos vencedoras incluem uma imagem tirada em outubro pelo fotógrafo da Reuters Mohammed Salem que mostra uma mulher palestina embalando o corpo de sua sobrinha de 5 anos em Gaza. A mesma fotografia ganhou anteriormente o prestigiado prêmio World Press Photo of the Year de 2024.

A série da Reuters sobre Musk, “O Complexo Industrial de Musk”, revelou uma série de lesões em trabalhadores e uma morte na empresa de foguetes de Musk, a SpaceX, além de maus-tratos a animais em sua empresa de implantes cerebrais, a Neuralink.

Além disso, a Reuters descobriu que a pioneira de carros elétricos Tesla encobriu defeitos perigosos, manipulou estimativas de autonomia de seus carros e compartilhou imagens confidenciais registradas pelos seus veículos sem o conhecimento dos motoristas. A série motivou a abertura de investigações nos EUA e na Europa e uma cobrança de medidas por parte de parlamentares norte-americanos.

A Reuters dividiu o prêmio de reportagem nacional com o Washington Post, que ganhou por cobertura sobre o rifle AR-15 e seu papel na violência armada nos EUA.

“Esses reconhecimentos do Pulitzer mostram alguns dos maiores pontos fortes da Reuters — cobertura urgente, especializada e in loco de eventos mundiais históricos à medida que eles se desenrolam, e jornalismo de negócios obstinado, revelador e definidor de agenda que atende ao nosso público global e ao interesse público”, disse a editora-chefe da Reuters, Alessandra Galloni.

Além de Salem, a equipe vencedora incluiu os fotógrafos da equipe Ahmed Zakot, Amir Cohen, Ammar Awad, Evelyn Hockstein, Anas al-Shareef, Ibraheem Abu Mustafa, Mohammed Salem, Ronen Zvulun, e o jornalista freelancer Yasser Qudih.

A equipe da série Musk foi composta por Marisa Taylor, Steve Stecklow, Norihiko Shirouzu, Hyunjoo Jin, Rachael Levy, Kevin Krolicki, Marie Mannes, Waylon Cunningham e Koh Gui Qing.

O Times ganhou o prêmio de reportagem internacional por sua cobertura do conflito Israel-Gaza, enquanto Hannah Dreier, do jornal, recebeu o prêmio de reportagem investigativa por expor o uso de trabalho infantil migrante nos EUA.

A Associated Press ganhou o prêmio de fotografia de destaque por sua cobertura de migrantes que caminham da América Latina para os EUA.

Os prêmios são administrados pela Universidade de Columbia. Seu nome é uma homenagem ao editor de jornais Joseph Pulitzer, que ao morrer, em 1911, deixou dinheiro para criar a premiação e estabelecer uma escola de jornalismo na universidade.

(Reportagem de Joseph Ax e Eric Beech; reportagem adicional de Rich McKay)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Analista de mercado financeiro monitorando gráficos e dados em telas de computador em um ambiente de sala de operações de bolsa.

Wall Street avança com investidores animados com alívio tarifário e dados positivos

Por David French 22 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta quinta-feira, o segundo dia consecutivo de ganhos, conforme investidores compraram ações depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rescindiu as ameaças de tarifas sobre aliados europeus, enquanto dados destacaram a resiliência

Primeiro-ministro Narendra Modi e então-presidente Jair Bolsonaro em um aperto de mãos durante encontro oficial, com expressão cordial. Foto capturada em um ambiente formal, destacando o relacionamento diplomático entre Índia e Brasil.

Primeiro-ministro da Índia e Lula conversam sobre parceria estratégica

22 Jan (Reuters) – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por 45 minutos nesta quinta-feira por telefone, quando trataram da visita de Estado do brasileiro à Nova Délhi em fevereiro e da parceria entre os dois países, informou o Palácio do

Tanques de armazenamento de grãos despejando produto em silos agrícolas, representando a agricultura e a produção de alimentos em campo.

Abiove prevê esmagamento recorde de 61 mi t de soja no Brasil em 2026

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O esmagamento de soja no Brasil deverá alcançar um recorde de 61 milhões de toneladas em 2026, contra 58,5 milhões em 2025, segundo levantamento mensal da associação da indústria Abiove divulgado nesta quinta-feira. Já a safra de soja do Brasil foi estimada em 177,124

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.