REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Reunião de Lula sobre pacote fiscal é encerrada sem anúncio, e debate com ministros deve seguir

Reunião de Lula sobre pacote fiscal é encerrada sem anúncio, e debate com ministros deve seguir

Reunião de Lula sobre pacote fiscal é encerrada sem anúncio, e debate com ministros deve seguir

Reunião de Lula sobre pacote fiscal é encerrada sem anúncio

BRASÍLIA (Reuters) – A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros para discutir medidas de contenção de gastos foi encerrada no início da noite desta segunda-feira sem anúncio ou entrevista coletiva, com o Ministério da Fazenda apontando que o debate seguirá na terça-feira.

“O Ministério da Fazenda informa que na reunião desta segunda-feira, o quadro fiscal do país foi apresentado e compreendido, assim como as propostas em discussão”, disse a pasta em nota.

De acordo com o ministério, na continuidade da reunião na terça-feira outros ministérios serão chamados pela Casa Civil “para que também possam opinar e contribuir”.

Mais cedo nesta segunda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia afirmado que as medidas fiscais a serem anunciadas pelo governo estavam “muito avançadas” do ponto de vista técnico, ressaltando acreditar que elas poderão ser anunciadas nesta semana, o que colaborou para uma melhora de humor no mercado.

Participaram do encontro no Palácio do Planalto Haddad e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, da Gestão, Esther Dweck, da Saúde, Nísia Trindade, da Educação, Camilo Santana, e do Trabalho, Luiz Marinho.

Na última semana, Marinho afirmou a jornalistas que não havia sido consultado sobre eventuais ajustes em programas trabalhistas como o abono salarial e o seguro-desemprego, o que significava, para ele, que essas medidas não estavam sendo cogitadas.

A reunião, iniciada no meio da tarde, também contou com a presença do secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, o Secretário de Política Econômica da pasta, Guilherme Mello, e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.

Segundo informou Haddad mais cedo nesta segunda, o encontro no Planalto serviria para Lula decidir qual seria a melhor forma de comunicação das medidas fiscais. Ele ressaltou que o presidente passou o fim de semana trabalhando o assunto, em contato com técnicos, mas não apresentou detalhes do pacote.

Após adotar ações de controle de cadastros e combate a fraudes em programas sociais e previdenciários, a equipe econômica decidiu preparar um anúncio para depois das eleições municipais de outubro, como antecipado pela Reuters, propondo medidas mais estruturais de controle de gastos.

O objetivo do governo é dar sustentação ao arcabouço fiscal e reduzir a trajetória da dívida pública. Entre as ações estudadas nos últimos meses, a equipe econômica avaliava ajustes em programas como o Benefício de Prestação Continuada, auxílios previdenciários e pisos de Saúde e Educação.

 

(Por Lisandra Paraguassu e Bernardo Caram)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

O Dia da Consciência Negra e a importância da educação antirracista

O Dia da Consciência Negra e a importância da educação antirracista

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data importante no Brasil, dedicada à reflexão sobre a luta contra a discriminação racial e a valorização da cultura afro-brasileira. Essa data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que simboliza a

Campos Neto volta a defender choque fiscal positivo no Brasil

Campos Neto volta a defender choque fiscal positivo no Brasil

SÃO PAULO (Reuters) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a citar nesta terça-feira a importância de um choque positivo na área fiscal para a redução dos prêmios de risco dos ativos brasileiros. Em evento na Associação Comercial de São Paulo, Campos Neto destacou que grande parte

Dólar tem leve alta em meio à aversão global ao risco após alerta de Putin

Dólar tem leve alta em meio à aversão global ao risco após alerta de Putin

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tinha leve alta frente ao real nesta terça-feira, em linha com os mercados globais, com investidores demonstrando aversão ao risco após um alerta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, aos Estados Unidos com uma doutrina nuclear atualizada. Às 9h33, o dólar