thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Renault vai investir 300 mi de euros em fábrica de Curitiba para lançamento do Kardian

Kardian

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O presidente da Renault para a América Latina, Luiz Pedrucci, afirmou nesta quarta-feira que a montadora vai investir 300 milhões de euros em sua fábrica em Curitiba para o lançamento do Kardian, novo carro da marca.

O anúncio foi feito em evento no Rio de Janeiro em que o presidente-executivo da Renault, Fabrice Cambolive, anunciou que a montadora francesa prevê investimento de cerca de 3 bilhões de euros até 2027 e que vai lançar oito veículos fora da Europa até 2027.

A ideia é que a produção do Kardian comece em janeiro e o lançamento nacional ocorra em março de 2024, afirmaram executivos da Renault. Os 300 milhões de euros são destinados para todo o projeto, o que inclui desde a implantação da nova plataforma global e adaptações para produção do motor (1.0 turbo) e da linha de montagem, disse Pedrucci.

Atualmente, a Renault está concluindo investimentos de 2 bilhões de reais realizados nos últimos dois anos no Brasil.

O preço do veículo não foi revelado. O executivo afirmou que o Kardian, baseado na primeira plataforma lançada no Brasil pela Renault nos últimos 15 anos, será exportado a partir do complexo industrial da empresa no Paraná para ao menos 20 países na região da América Latina, que representa o maior mercado da marca fora da Europa.

“O Brasil é o segundo mercado da Renault e a América Latina é importantíssima sendo o maior mercado fora a União Europeia”, disse o executivo.

A fábrica da Renault em São José dos Pinhais tem capacidade para produção anual de 330 mil veículos e, de acordo com Pedrucci, não há limitação de capacidade para a fabricação do Kardian.

A montadora, disse Pedrucci, não pretende aposentar nenhum dos modelos atuais por conta da chegada do Kardian. “Pretendemos continuar produzindo o Sandero”, disse o executivo.

Segundo ele, como a Renault no Brasil é o maior mercado fora da Europa “com certeza vamos ter todos esses oito produtos previstos, virão para a América Latina”. O executivo se referiu aos lançamentos futuros da marca anunciados por Cambolive, que já comandou a Renault no Brasil, no evento.

O presidente-executivo global da Renault também afirmou que a companhia vai acelerar o processo de eletrificação de seus carros e estimou que até 2027, um em cada três veículos da marca fora do continente europeu será híbrido ou elétrico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Viatura militar da ONU em operação em uma estrada rural, simbolizando a presença de paz e segurança internacional em áreas de conflito.

Governo Trump propõe eliminar financiamento de manutenção da paz da ONU

Por Jonathan Landay e Humeyra Pamuk WASHINGTON (Reuters) – O escritório de orçamento da Casa Branca propôs o fim do financiamento para missões de manutenção da paz das Nações Unidas, citando os fracassos das operações em Mali, Líbano e República Democrática do Congo, mostraram documentos internos de planejamento vistos pela

Sede da Organização Mundial da Saúde com bandeiras de diferentes países ao fundo, representando a atuação global em saúde pública.

Membros da OMS chegam a acordo sobre como mundo enfrentará futuras pandemias

Por Olivia Le Poidevin GENEBRA (Reuters) – Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a um acordo histórico nesta quarta-feira sobre como aprender com a Covid-19, que matou milhões de pessoas entre 2020 e 2022, e preparar o mundo para futuras pandemias. Os pontos de atrito no caminho

Imagem de líderes internacionais, incluindo Xi Jinping, em evento oficial. Os líderes estão em trajes formais numa cerimônia importante.

Presidente da China pede que ONU e sistemas multilaterais sejam mantidos

KUALA LUMPUR (Reuters) – O presidente da China, Xi Jinping, pediu apoio ao sistema internacional centrado na Organização das Nações Unidas (ONU), no comércio e no Estado de Direito durante uma viagem pelo Sudeste Asiático em meio a uma forte deterioração nas relações entre a China e os Estados Unidos.

Imagem do edifício da Reserva Federal dos Estados Unidos sob um céu nublado e ameaçador, destacando sua arquitetura majestosa.

Fed pode estar próximo de momento crítico em meio à incerteza tarifária

Por Ann Saphir e Howard Schneider WASHINGTON (Reuters) – As autoridades do Federal Reserve, ao concordarem que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desestabilizaram seu senso de direção da economia, podem estar próximas de enfrentar um intenso debate interno sobre a resposta correta da política monetária, incluindo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.