thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rei Charles defende nova aliança franco-britânica para sustentabilidade

Rei Charles defende nova aliança franco-britânica para sustentabilidade

Por Michel Rose e Dominique Vidalon

PARIS (Reuters) – O rei Charles disse nesta quinta-feira que Reino Unido e França têm a responsabilidade compartilhada de proteger a democracia na Europa e garantir que o mundo enfrente as mudanças climáticas, no que ele chamou de “entente para a sustentabilidade”.

Charles chegou a Paris na quarta-feira para uma visita de Estado de três dias, em uma demonstração de pompa e simbolismo que visa virar a página de anos de relações difíceis entre as duas nações desde que o Reino Unido votou pela saída da União Europeia.

“Juntos, nosso potencial é ilimitado”, disse Charles em um francês impecável, fazendo o primeiro discurso de um monarca britânico para representantes de ambas as casas do Parlamento francês.

“É por isso que precisamos valorizar e cuidar de nossa entente cordial. Para as gerações futuras, para que ela se torne uma entente para a sustentabilidade, a fim de enfrentar com mais eficiência a urgência global em termos de clima e diversidade”, afirmou ele.

A chamada Entente Cordiale foi uma aliança que data de 1904 e que pôs fim a séculos de rivalidades militares entre a França e o Reino Unido, fazendo com que as duas potências europeias lutassem do mesmo lado durante duas guerras mundiais.

Com a “agressão injustificada” da Rússia ao invadir a Ucrânia há 18 meses, os dois países estão mais uma vez enfrentando uma guerra no continente, disse ele.

“Juntos, somos inabaláveis em nossa determinação de que a Ucrânia prevalecerá”, declarou Charles.

As palavras calorosas, as visitas e os gestos simbólicos ocorrem após vários anos tensos em relação à negociação da saída do Reino Unido da União Europeia em 2020 e, depois disso, as discussões sobre questões que vão desde a imigração até a venda de submarinos.

A ex-primeira-ministra britânica Liz Truss disse certa vez que o júri não sabia se a França era amiga ou inimiga, antes de decidir chamá-la de amiga no ano passado. Seu sucessor, o primeiro-ministro Rishi Sunak, visitou a França em março para dar início ao que ele chamou de “entente renovada”.

“Precisamos revigorar nossa amizade para que ela esteja à altura dos desafios do século 21”, disse Charles em um brinde em um banquete de Estado realizado no Palácio de Versalhes no dia anterior.

Mais tarde na quinta-feira, Charles, juntamente com sua esposa, a rainha Camilla, o presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte visitariam a catedral de Notre-Dame em Paris para ver as obras de restauração após um grande incêndio em 2019 que destruiu sua cobertura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.