thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cacique Raoni diz ser contra exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Retrato de um indígena tradicional com adornos, destacando sua expressão e características culturais, simbolizando a rica herança indígena.

Por Lais Morais

BRASÍLIA (Reuters) – O Brasil não deve explorar reservas de petróleo na região da Foz do Amazonas devido ao impacto perigoso para as comunidades locais, disse à Reuters o cacique Raoni Metuktire durante o maior encontro indígena do país, na semana passada.

Os comentários do cacique Raoni, líder do povo Kayapó, durante o Acampamento Terra Livre, em Brasília, ocorrem em um momento em que se intensifica o debate em torno da tentativa da Petrobras de perfurar na costa do Estado amazônico do Amapá.

“Sou contra esse projeto de petróleo (na Foz do Amazonas)”, disse Raoni, dias após se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Pessoalmente eu falei para o presidente Lula que eu sou contra, não aceito esse petróleo na Amazônia.”

Embora Lula busque ser reconhecido como um defensor das florestas tropicais do mundo e dos povos indígenas do Brasil, ele também afirmou que o país deveria ter a possibilidade de perfurar na bacia da Foz do Amazonas, área ambientalmente sensível. Ele criticou o Ibama pela demora em conceder à Petrobras a licença para essa perfuração.

Raoni, que é um ativista ambiental reconhecido internacionalmente há décadas, subiu a rampa do Palácio do Planalto com Lula, junto com um pequeno grupo de pessoas, quando o presidente tomou posse para seu atual mandato, em janeiro de 2023.

Em maio de 2023, o Ibama negou um pedido da Petrobras para a licença de perfuração offshore na Foz do Amazonas, alegando preocupações ambientais. Posteriormente, o órgão também destacou preocupações com os impactos que a perfuração poderia ter sobre as comunidades indígenas do Amapá. A petroleira recorreu, mas a decisão final do Ibama ainda está pendente.

A bacia da Foz do Amazonas fica na Margem Equatorial do Brasil, considerada a fronteira petrolífera mais promissora do país, compartilhando geologia com a vizinha Guiana, onde a Exxon Mobil está explorando enormes campos de petróleo.

(Reportagem de Lais Morais, em Brasília; reportagem adicional e texto de Fabio Teixeira, no Rio de Janeiro)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de Mauricio Bunazar promovendo diálogos e comunicação eficaz em ambiente corporativo, ideal para melhorar habilidades de liderança e relacionamento profissional.

DIÁLOGOS: Maurício Bunazar fala sobre Reforma do Código Civil

A série “Diálogos” proporciona uma visão fascinante sobre as mentes desses estudiosos que dão vida aos livros que tanto apreciamos! A cada mês, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre suas inspirações, processos de escrita e as jornadas que os levaram a se tornarem os autores que são hoje.

Grãos de café maduros e verdes crescendo em uma planta, com uma pessoa ao fundo no ambiente de um campo de cultivo.

Exportação de café do Brasil tem 1ª alta mensal desde março, aponta Secex

SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) – A exportação de café verde do Brasil registrou em dezembro a primeira alta mensal na comparação com o mesmo mês do ano anterior desde março, informou nesta terça-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No período, o maior exportador global de café lidou com

Equipe de suporte técnico em operação no centro de controle, focada na gestão de sistemas de telefonia correspondente ao serviço de telefonia fixa por assinatura.

Ações de chips saltam com otimismo sobre IA e Dow Jones fecha em recorde

Por Noel Randewich 6 Jan (Reuters) – Wall Street encerrou em alta nesta terça-feira, conforme ações de chips subiram devido ao otimismo renovado em relação à inteligência artificial (IA), enquanto a Moderna avançou e o índice Dow Jones atingiu um recorde. O S&P 500 subiu 0,62%, para 6.944,82 pontos. O

Imagem de um globo ocular humano com detalhes das veias e circulação sanguínea na retina, destacando a complexidade da estrutura ocular.

Estudo lança dúvidas sobre potencial para vida em lua de Júpiter

Por Will Dunham WASHINGTON, 6 Jan (Reuters) – A lua Europa está na pequena lista de lugares em nosso Sistema Solar considerados promissores na busca por vida além da Terra, com um grande oceano subterrâneo que se acredita estar escondido sob uma camada externa de gelo. Mas uma nova pesquisa

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.