thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cacique Raoni diz ser contra exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Retrato de um indígena tradicional com adornos, destacando sua expressão e características culturais, simbolizando a rica herança indígena.

Por Lais Morais

BRASÍLIA (Reuters) – O Brasil não deve explorar reservas de petróleo na região da Foz do Amazonas devido ao impacto perigoso para as comunidades locais, disse à Reuters o cacique Raoni Metuktire durante o maior encontro indígena do país, na semana passada.

Os comentários do cacique Raoni, líder do povo Kayapó, durante o Acampamento Terra Livre, em Brasília, ocorrem em um momento em que se intensifica o debate em torno da tentativa da Petrobras de perfurar na costa do Estado amazônico do Amapá.

“Sou contra esse projeto de petróleo (na Foz do Amazonas)”, disse Raoni, dias após se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Pessoalmente eu falei para o presidente Lula que eu sou contra, não aceito esse petróleo na Amazônia.”

Embora Lula busque ser reconhecido como um defensor das florestas tropicais do mundo e dos povos indígenas do Brasil, ele também afirmou que o país deveria ter a possibilidade de perfurar na bacia da Foz do Amazonas, área ambientalmente sensível. Ele criticou o Ibama pela demora em conceder à Petrobras a licença para essa perfuração.

Raoni, que é um ativista ambiental reconhecido internacionalmente há décadas, subiu a rampa do Palácio do Planalto com Lula, junto com um pequeno grupo de pessoas, quando o presidente tomou posse para seu atual mandato, em janeiro de 2023.

Em maio de 2023, o Ibama negou um pedido da Petrobras para a licença de perfuração offshore na Foz do Amazonas, alegando preocupações ambientais. Posteriormente, o órgão também destacou preocupações com os impactos que a perfuração poderia ter sobre as comunidades indígenas do Amapá. A petroleira recorreu, mas a decisão final do Ibama ainda está pendente.

A bacia da Foz do Amazonas fica na Margem Equatorial do Brasil, considerada a fronteira petrolífera mais promissora do país, compartilhando geologia com a vizinha Guiana, onde a Exxon Mobil está explorando enormes campos de petróleo.

(Reportagem de Lais Morais, em Brasília; reportagem adicional e texto de Fabio Teixeira, no Rio de Janeiro)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de dólar com uma leitura de uma queda na bolsa de valores representada por uma linha vermelha descendente, simbolizando instabilidade financeira.

Dólar inicia sessão em baixa no Brasil com mercado à espera do Fed

SÃO PAULO, 28 Jan (Reuters) – O dólar iniciou a quarta-feira com leve queda no Brasil, oscilando pouco abaixo dos R$5,20, enquanto no exterior a moeda norte-americana sobe ante boa parte das demais divisas, com investidores à espera da decisão sobre juros do Federal Reserve, à tarde. À noite, será

Imagem de tela de negócios financeiros exibindo cotações de ações, índices e moedas em uma plataforma de trading, com números em destaque em cores variadas.

Ibovespa renova recorde de fechamento com estrangeiros e IPCA-15

Por Igor Sodre SÃO PAULO, 27 Jan (Reuters) – O Ibovespa encerrou a terça-feira em forte alta, atingindo novos recordes históricos intradia e de fechamento, acima dos 182 mil pontos, em meio a continuidade de fluxos de investidores estrangeiros para a bolsa e após dados do IPCA-15 mostrarem uma desaceleração

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.