thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Protestos na Guatemala se intensificam e exigem demissão de promotores

Protestos na Guatemala se intensificam e exigem demissão de promotores

Por Sofia Menchu

CIDADE DE GUATEMALA (Reuters) – Dezenas de milhares de guatemaltecos marcharam pacificamente nesta quinta-feira pelo quarto dia consecutivo, exigindo a renúncia de poderosos procuradores acusados de trabalhar para minar a capacidade do presidente eleito Bernardo Arevalo de assumir o cargo.

Arevalo, de centro-esquerda, foi eleito com uma vitória esmagadora em agosto, mas, desde então, a Procuradora-Geral Consuelo Porras intensificou os esforços para banir seu partido anti-corrupção, o Movimento Semilla, e ordenou operações de busca nos escritórios da autoridade eleitoral do país, apreendendo cédulas de votos.

“Vamos paralisar o país indefinidamente. Exigimos a renúncia da promotora Consuelo Porras”, disse o manifestante Luis Pacheco, chefe da 48 Cantones, uma grande organização indígena.

Pacheco falou do lado de fora dos escritórios de Porras, na Cidade da Guatemala, onde outros grupos estão acampados desde segunda-feira, agitando bandeiras guatemaltecas e hasteando cartazes exigindo o fim da corrupção.

Outra placa dizia: “Saiam, conspiradores golpistas”.

A Procuradoria defendeu o que descreve como ações legais para investigar o Movimento Semilla sobre supostos problemas de registros e a necessidade de obter provas através de operações de busca e apreensão.

Arevalo, um parlamentar antes pouco conhecido que fez sucesso com sua promessa de campanha de combater a corrupção, trava uma dura batalha pós-eleitoral com inimigos entrincheirados, antes da cerimônia de posse, agendada para janeiro.

Depois que o candidato garantiu um apoio inesperadamente forte na votação do primeiro turno em junho, Porras pediu a um juiz a invalidação do Semilla, alegando falhas no registro do partido de seis anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Paralisação do governo dos EUA deve terminar nesta semana, diz assessor da Casa Branca

WASHINGTON (Reuters) – A paralisação de 20 dias do governo federal dos Estados Unidos provavelmente terminará esta semana, disse o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, nesta segunda-feira. “Acho que a paralisação de Schumer deve terminar em algum momento desta semana”, disse Hassett em uma entrevista à CNBC, referindo-se

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.