thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Analistas voltam a reduzir projeção de inflação no Focus e veem manutenção da Selic esta semana

Prédio do Banco Central em Brasília 26/12/2024 REUTERS/Ueslei Marcelino

SÃO PAULO, 26 Jan (Reuters) – Analistas consultados pelo Banco Central seguiram em sua tendência de redução da expectativa para a inflação neste ano na pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, mantendo ainda a projeção de manutenção da Selic nesta semana.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2026 foi reduzida pela terceira semana seguida, em 0,02 ponto percentual, a 4,0%. Para 2027 a expectativa seguiu em 3,80%.

O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento foram mantidas em 1,80% tanto para este ano quanto para o próximo.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que a expectativa é de que a taxa básica de juros Selic seja mantida em 15% na reunião desta semana do BC, com o primeiro corte previsto para março, segunda reunião do ano, de 0,5 ponto percentual.

Ao final do ano os especialistas continuam vendo a Selic em 12,25%, indo a 10,50% em 2027, sem alterações.

 

(Por Camila Moreira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio do Banco Central em Brasília 11/06/2024 REUTERS/Adriano Machado

Déficit em conta corrente do Brasil termina 2025 em 3,02% do PIB, informa BC

SÃO PAULO, 26 Jan (Reuters) – O déficit em conta corrente do Brasil alcançou 3,02% do Produto Interno Bruto em 2025, de 3,03% em 2024, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira. Em dezembro, o país teve déficit em transações correntes de US$3,363 bilhões, bem menor do

Analista de mercado financeiro monitorando gráficos e dados em telas de computador em um ambiente de sala de operações de bolsa.

Wall Street avança com investidores animados com alívio tarifário e dados positivos

Por David French 22 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta quinta-feira, o segundo dia consecutivo de ganhos, conforme investidores compraram ações depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rescindiu as ameaças de tarifas sobre aliados europeus, enquanto dados destacaram a resiliência

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.