thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Processo da Tesla diz que ex-engenheiro roubou segredos para montar startup de robótica

Placa de sinalização com o logotipo da Tesla em um fundo de céu azul. A placa está presa a uma parede de tijolos vermelhos.

Por Blake Brittain

(Reuters) – A Tesla processou um de seus ex-engenheiros e sua startup em um tribunal federal da Califórnia, acusando-os de roubar segredos comerciais relacionados ao seu projeto Optimus para construir um negócio concorrente no desenvolvimento de mãos robóticas.

A ação judicial apresentada na quarta-feira diz que Jay Li pegou arquivos confidenciais da Tesla antes de deixar a empresa e os usou para permitir que sua startup Proception “encurtasse o processo típico de desenvolvimento” de mãos robóticas.

“Por meio do furto de Li, a ré Proception supostamente conseguiu em questão de meses o que a Tesla levou mais de quatro anos, centenas de funcionários e bilhões de dólares para conseguir”, afirmou a denúncia.

Os porta-vozes da Proception, além de advogados e porta-vozes da Tesla, não responderam de imediato a pedidos feitos nesta quinta-feira para comentar o processo.

A Tesla disse na acusação que havia dedicado “recursos extraordinários” ao desenvolvimento do Optimus, um robô humanoide movido por inteligência artificial. O processo diz que Li trabalhou na equipe de sensores do Optimus de 2022 a 2024.

A Tesla alegou que Li baixou arquivos confidenciais relacionados à pesquisa de movimento robótico da mão do Optimus antes de deixar a empresa no ano passado, apesar de não estar mais trabalhando nas mãos do Optimus na época.

O processo alega que Li fundou a Proception seis dias após deixar a Tesla e que a startup divulgou sua capacidade de construir mãos robóticas cinco meses depois. As mãos da Proception têm “semelhanças impressionantes” com as da Tesla, de acordo com o processo.

Tesla solicitou uma quantia não especificada de danos monetários e uma ordem judicial para impedir Li e a Proception de usar indevidamente seus segredos comerciais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem da fachada do Department of Justice com letras em relevo visíveis na parede de pedra de cor cinza.

Governo dos EUA acusa a UCLA de violar lei federal de direitos civis

Por Kanishka Singh WASHINGTON (Reuters) – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos alegou, nesta terça-feira, que a Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, não conseguiu evitar um ambiente hostil a estudantes judeus e israelenses desde que os protestos no campus eclodiram após o início da atual guerra de

Gráfico de ações na tela de computador mostrando variações do índice Ibex, com destaque para valores e evolução de mercado financeiro no dia.

Ibovespa fecha em alta com Embraer em destaque e tarifas dos EUA no radar

Por Paula Arend Laier SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, com Embraer entre os principais suportes, em meio a notícias de que o governo pediu aos Estados Unidos a exclusão da fabricante de aeronaves da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que deve entrar em

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.