thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeiro-ministro do Reino Unido teria dito “apenas deixe as pessoas morrerem”, diz inquérito cobre Covid

Primeiro-ministro do Reino Unido teria dito "apenas deixe as pessoas morrerem"

Por Andrew MacAskill

LONDRES (Reuters) – O primeiro-ministro Rishi Sunak supostamente teria dito que o governo deveria “apenas deixar as pessoas morrerem” durante a pandemia de Covid-19, em vez de impor um segundo bloqueio nacional, apontam anotações que integram investigação sobre como o Reino Unido lidou com a crise.

Patrick Vallance, que foi o principal conselheiro científico do governo durante a Covid, fez uma anotação em sua agenda em 25 de outubro de 2020 sobre uma reunião envolvendo o então primeiro-ministro Boris Johnson e Sunak, então ministro das finanças.

A anotação na agenda apresentada no inquérito registrou como Dominic Cummings, conselheiro mais sênior de Johnson durante a pandemia, transmitiu a Vallance o que disse ter ouvido na reunião.

Vallance citou Cummings na agenda dizendo: “Rishi acha que basta deixar as pessoas morrerem e tudo bem. Tudo isso parece uma completa falta de liderança.”

Um porta-voz de Sunak disse que o primeiro-ministro exporia sua posição ao fornecer provas para o inquérito, “em vez de responder a cada uma delas aos poucos”.

O inquérito investiga a resposta do governo à pandemia do coronavírus que fechou grandes setores da economia e matou mais de 220 mil pessoas na Grã-Bretanha e está previsto para durar até o verão de 2026.

Altos funcionários do governo disseram repetidamente que o governo não estava preparado para a pandemia e que uma cultura “tóxica” e “machista” dificultava a resposta à crise sanitária.

O perigo para Sunak é que as provas do inquérito minem a sua tentativa de se apresentar como diferente da liderança caótica de Johnson, apesar de ter sido um dos ministros mais graduados daquele governo.

Evidências anteriores mostraram que ele foi rotulado de “Doutor Morte” por um consultor científico do governo devido à sua política “Comer fora para ajudar” no verão de 2020, que subsidiava refeições em pubs e restaurantes, mas foi criticada por especialistas em saúde por espalhar o vírus.

(Reportagem de Andrew MacAskill)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Analista de mercado financeiro monitorando gráficos e dados em telas de computador em um ambiente de sala de operações de bolsa.

Wall Street avança com investidores animados com alívio tarifário e dados positivos

Por David French 22 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta quinta-feira, o segundo dia consecutivo de ganhos, conforme investidores compraram ações depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rescindiu as ameaças de tarifas sobre aliados europeus, enquanto dados destacaram a resiliência

Primeiro-ministro Narendra Modi e então-presidente Jair Bolsonaro em um aperto de mãos durante encontro oficial, com expressão cordial. Foto capturada em um ambiente formal, destacando o relacionamento diplomático entre Índia e Brasil.

Primeiro-ministro da Índia e Lula conversam sobre parceria estratégica

22 Jan (Reuters) – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por 45 minutos nesta quinta-feira por telefone, quando trataram da visita de Estado do brasileiro à Nova Délhi em fevereiro e da parceria entre os dois países, informou o Palácio do

Tanques de armazenamento de grãos despejando produto em silos agrícolas, representando a agricultura e a produção de alimentos em campo.

Abiove prevê esmagamento recorde de 61 mi t de soja no Brasil em 2026

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O esmagamento de soja no Brasil deverá alcançar um recorde de 61 milhões de toneladas em 2026, contra 58,5 milhões em 2025, segundo levantamento mensal da associação da indústria Abiove divulgado nesta quinta-feira. Já a safra de soja do Brasil foi estimada em 177,124

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.