thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preços globais do açúcar bruto devem aumentar 20% este ano, aponta pesquisa

Preços globais do açúcar bruto devem aumentar 20% este ano

Por Maytaal Angel

LONDRES (Reuters) – Os preços do açúcar bruto devem registrar um ganho anual de quase 20% em 2024, à medida que o mercado global passa a ter um déficit na próxima temporada, mostrou uma pesquisa da Reuters com 12 traders e analistas.

O açúcar deve fechar o ano em 24,5 centavos de dólar por libra-peso, 5% acima do fechamento de terça-feira e até 19% acima dos níveis do final do ano passado, de acordo com a previsão mediana da pesquisa.

Espera-se que a produção no centro-sul do Brasil, a principal região produtora, permaneça forte, apesar de uma queda modesta na safra de cana, com as usinas favorecendo a produção do adoçante em vez do etanol.

No entanto, espera-se uma queda na produção do segundo maior produtor, a Índia.

“O mercado de açúcar continua estressado. Depender de uma única fonte de suprimento não é saudável, e o centro-sul do Brasil não pode salvar o mercado sozinho. Sem crescimento na Índia, a produção global de açúcar em 2024/25 provavelmente cairá”, disse a empresa de serviços de cadeia de suprimentos Czarnikow.

A estimativa mediana da pesquisa foi de um excedente global de açúcar de 500.000 toneladas métricas para a atual temporada 2023/24 (outubro a setembro), que se transformará em um déficit de 700.000 toneladas em 2024/25.

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil, maior produtor, deverá ser de 42,1 milhões de toneladas na próxima safra 2024/25 (abril a março), de acordo com a mediana das estimativas, contra 42,1 milhões de toneladas estimadas até o momento nesta safra, segundo a Organização Internacional do Açúcar (OIA).

Um possível pequeno aumento na produção brasileira na próxima temporada ocorreria apesar de uma safra de cana do centro-sul que os participantes da pesquisa preveem em 620 milhões de toneladas na próxima safra de 2024/25, contra 645 milhões de toneladas estimadas nesta temporada, de acordo com a OIA.

As usinas brasileiras estão desviando mais cana para a produção de açúcar em vez do etanol à base de cana, com os participantes da pesquisa da Reuters prevendo um mix de produção de 51,5% na próxima temporada em favor do adoçante.

“A safra 24/25 do Brasil parece muito improvável de atingir os altos números que estavam em torno do final de dezembro/início de janeiro. Os estoques globais continuam apertados, enquanto um excedente substancial seria necessário para reabastecê-los — o que agora parece muito improvável”, disseram os analistas da Green Pool.

Os preços do açúcar branco foram previstos para terminar o ano em 700 dólares por tonelada métrica, 6% acima do fechamento de terça-feira e até 17% acima dos níveis vistos no final de 2023.

O segundo maior produtor de açúcar, a Índia, deverá produzir 31,6 milhões de toneladas de açúcar na atual temporada 2023/24 (outubro-setembro), caindo para 29 milhões na próxima temporada 2024/25.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma balança de justiça ao lado de um livro e um martelo de juiz, com a bandeira do Brasil ao fundo, simbolizando o sistema jurídico brasileiro e o poder da justiça no país. Representando a independência do Brasil

A Independência do Brasil e as Primeiras Leis: O que mudou no Direito?

Proclamada em 1822, a Independência do Brasil representou muito mais do que uma mera separação política de Portugal. Foi um marco profundo que iniciou transformações significativas em várias áreas da sociedade brasileira, especialmente no campo do Direito. Com a Independência, teve início, em território nacional, a trajetória constitucional própria: foi

Homem pensativo com braços cruzados usando relógio de pulso preto, vestido com camiseta preta, de cabelo curto e barba rala, em ambiente urbano.

STF condena Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro por cinco crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado após sua derrota na eleição de 2022, impondo um duro golpe ao líder de direita, que já está

Imagem de Donald Trump ao ar livre, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, fazendo sinal de despedida ou cumprimento com a mão. Fundo com árvores e céu claro.

Trump diz estar insatisfeito com condenação de Bolsonaro em julgamento no STF

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar surpreso e insatisfeito com o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido condenado por uma maioria de ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira por planejar um golpe de Estado para permanecer no

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.