REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • PF cumpre dois mandados de prisão em operação no aniversário dos ataques de 8 de janeiro

PF cumpre dois mandados de prisão em operação no aniversário dos ataques de 8 de janeiro

PF cumpre dois mandados de prisão em operação no aniversário dos ataques de 8 de janeiro

PF cumpre dois mandados de prisão em operação no aniversário dos ataques de 8 de janeiro

SÃO PAULO (Reuters) – A Polícia Federal cumpre nesta segunda-feira 46 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva no âmbito da operação Lesa Pátria, que apura os ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, no mesmo dia em que a invasão e depredação do Palácio do Planalto e dos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) completa um ano.

A PF disse que também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, segundo comunicado à imprensa. Os mandados são cumpridos nos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e no Distrito Federal. Os mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos na Bahia e em Goiás.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, disse a PF na nota.

Em 8 de janeiro de 2023 vândalos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com a derrota eleitoral dele na eleição presidencial de 2022 invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do STF.

Nesta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os chefes do Legislativo e do Judiciários participarão de um ato em Brasília para marcar a data. Intitulado “Democracia Inabalada”, o evento acontecerá no Congresso Nacional e contará também com as presenças da cúpula das Forças Armadas.

Há previsão de discursos de Lula, e dos presidentes do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do STF, Luís Roberto Barroso, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. A ministra aposentada do STF Rosa Weber, que presidia a corte na época dos ataques, também vai participar da solenidade.

 

(Por Eduardo Simões)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mpox ainda é emergência de saúde pública

Mpox ainda é emergência de saúde pública, diz OMS

LONDRES (Reuters) – O vírus Mpox continua a representar uma emergência de saúde pública, afirmou a Organização Mundial de Saúde nesta sexta-feira. A OMS declarou a emergência pela primeira vez em agosto, quando uma epidemia de uma nova forma de mpox se espalhou da República Democrática do Congo, que foi

Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras

Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana

Por Patricia Vilas Boas SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em alta de mais de 1% nesta sexta-feira, sustentado pelo avanço das ações da Petrobras após anúncio de dividendo extraordinário e detalhamento do plano de negócios, e em meio a expectativas renovadas pelo pacote fiscal do governo. Índice de

Dólar recua em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro

Dólar recua em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar recuava frente ao real nesta segunda-feira, em linha com a perda de força da moeda norte-americana em mercados emergentes, após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolher o investidor Scott Bessent como seu secretário do Tesouro. Às 9h39, o