thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Petróleo cai com vitória de Trump impulsionando o dólar

Petróleo cai com vitória de Trump impulsionando o dólar

Por Arunima Kumar

(Reuters) – Os preços do petróleo caíam nesta quarta-feira, com a recuperação do dólar americano após a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA.

Os investidores acreditam que a presidência de Trump impulsionará o dólar, já que as taxas de juros podem precisar permanecer altas para combater a inflação resultante de quaisquer novas tarifas e políticas que possam pressionar ainda mais a economia da China, enfraquecendo a demanda no país.

Os contratos futuros do petróleo Brent caíram cerca de 1 dólar, ou 1,4%, para 74,42 por barril por volta das 9h30 (horário de Brasília), enquanto o petróleo nos EUA (WTI) recuava 1,6%, para 70,86 dólares por barril.

A analista independente Tina Teng disse que, além da alta do dólar, que pesa sobre os preços das commodities, a presidência de Trump pode ter políticas que podem pressionar ainda mais a economia chinesa, enfraquecendo a demanda de petróleo no maior importador de petróleo do mundo, disse.

O dólar caminhava para o maior aumento em um dia desde março de 2020 em relação às principais moedas.

Um dólar americano mais forte torna as commodities denominadas na moeda, como o petróleo, mais caras para os detentores de outras moedas.

“Uma presidência de Trump tem uma tendência de baixa”, disse o analista do UBS Giovanni Staunovo. “As tarifas seriam negativas para o crescimento econômico e para o crescimento da demanda de petróleo.”

No entanto, Trump poderia renovar as sanções contra o Irã e a Venezuela, retirando barris do mercado, o que seria “altista”, acrescentou Staunovo. O Irã exporta cerca de 1,3 milhão de barris por dia.

“No caso de uma vitória de Trump, ele tem pouco interesse em energias renováveis e incentivará ativamente o crescimento da produção de petróleo dos EUA”, disse Ashley Kelty, analista da Panmure Liberum.

“Isso não é tão bom para a Opep+, que terá de decidir se quer proteger sua participação no mercado ou tentar sustentar os níveis de preços”, disse Kelty.

(Reportagem de Arunima Kumar em Bengaluru, Katya Golubkova em Tóquio e Emily Chow em Cingapura)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

eventos revista dos tribunais

Eventos – Novembro de 2025

A Editora Revista dos Tribunais marcará presença nos principais eventos jurídicos do Brasil em novembro! Por que participar dos eventos? Ao visitar nossos estandes, você terá a oportunidade de: Conhecer em primeira mão os lançamentos da Editora; Conversar com autores e juristas de destaque; Adquirir livros diretamente no local; Participar

Homem idoso sorridente usando roupa vermelha, fazendo sinal de positivo com as mãos, ao lado de árvore grande em ambiente natural

Lula diz que fundos climáticos não estão à altura do desafio ao lançar TFFF

BELÉM (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, em Belém, onde participa de cúpula de chefes de Estado antes da conferência climática das Nações Unidas COP30, que os fundos verdes e climáticos existentes não estão à altura dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O presidente

Público assiste a conferência no evento COP30 Brasil, na Amazônia, durante o Climate Summit com foco em mudanças climáticas e sustentabilidade.

Diplomatas temem que, mesmo ausentes, EUA tentem influenciar COP30

Por Kate Abnett e Valerie Volcovici e Johan Ahlander BRUXELAS/BELÉM (Reuters) – Os governos que estão indo para a cúpula climática das Nações Unidas COP30 no Brasil estão se preparando para a possibilidade de o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentar interromper as negociações no evento —

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.