thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parlamento da Coreia do Sul aprova impeachment de presidente interino

Reunião de líderes políticos na Coreia do Sul, com bandeiras do país visíveis ao fundo e mesa de conferência organizada.

Por Hyunsu Yim e Joyce Lee

SEUL (Reuters) – O Parlamento da Coreia do Sul destituiu o presidente interino Han Duck-soo na sexta-feira, menos de duas semanas depois de suspender os poderes do presidente Yoon Suk Yeol por causa de sua breve declaração de lei marcial, mergulhando o país ainda mais no caos político.

O impeachment de Han, presidente interino desde que Yoon foi destituído em 14 de dezembro por ter declarado a lei marcial em 3 de dezembro, levou a história de sucesso democrático da Coreia do Sul a um território desconhecido.

Em uma declaração após a votação, Han disse que estava triste com o que os acontecimentos significavam para a próxima geração, mas aceitou o resultado.

“Respeito a decisão do Parlamento e, para evitar mais caos e incerteza, suspenderei minhas funções de acordo com as leis pertinentes”, disse.

Ele acrescentou que aguardaria a decisão da Corte Constitucional para analisar a moção de impeachment. O Partido do Poder Popular, no poder, que se opôs ao impeachment de Han liderado pela oposição, disse que havia entrado com uma petição constitucional.

O ministro das Finanças, Choi Sang-mok, agora assume o papel de presidente interino como o próximo na linha de sucessão de acordo com a lei. Ele deverá falar com o chefe militar e consultar o ministro das Relações Exteriores e o ministro da Defesa em exercício, informou um porta-voz.

A moção, liderada pelos partidos de oposição, foi aprovada com 192 dos 300 votos, em meio a cenas de tumulto dos membros do Partido do Poder Popular, que gritavam que a votação era inválida e que o Parlamento havia se envolvido em “tirania”.

Antes da sessão parlamentar, o líder da oposição Lee Jae-myung, do Partido Democrático, que detém o controle majoritário do Parlamento, acusou Han de “agir em prol da insurreição”.

As pesquisas de opinião mostraram que havia um apoio público esmagador para a remoção de Yoon após sua tentativa de lei marcial.

O plano para uma votação de impeachment de Han surgiu depois que ele se recusou a nomear imediatamente três juízes para preencher as vagas na Corte Constitucional, dizendo que isso excederia sua função de interino.

“Impeachment de Han significará apenas incertezas políticas prolongadas”, disse Huh Jae-hwan, analista da Eugene Investment & Securities.

“Em termos de mercados financeiros, (Choi) assumir o comando só pode ser uma má notícia, pois mostra que a turbulência política está em andamento.”

(Reportagem de Joyce Lee, Hyunsu Yim, Hyunjoo Jin, Moon Youn-ah, Cynthia Kim)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem sorridente com barba branca e cabelo grisalho, vestindo terno azul e gravata listrada, falando em evento com fundo de plantas verdes e bandeira do Brasil

Lula indica Jorge Messias para vaga no STF

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria antecipada do ex-presidente da corte Luís Roberto Barroso, informou o Palácio do

Khadija Uree e Ursula von der Leyen em um evento oficial, trocando cumprimentos com bandeiras do Reino Unido, União Europeia e África ao fundo, simbolizando uma reunião diplomática entre líderes.

UE defenderá OMC mais forte ao apoiar comércio baseado em regras, diz Von der Leyen

JOHANESBURGO (Reuters) – A União Europeia ainda apoia o comércio mundial baseado em regras e defenderá uma Organização Mundial do Comércio (OMC) mais forte, reformada e relevante na cúpula do G20, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira. Ela acrescentou que a UE está trabalhando

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.