thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parlamentares pedem que Trump avalie novas restrições a chips da Nvidia usados pelo DeepSeek

Imagem mostrando um smartphone exibindo a interface do DeepSeek, um serviço de inteligência artificial que se apresenta como uma companhia dedicada ao desenvolvimento de AGI.

WASHINGTON (Reuters) – Dois parlamentares norte-americanos estão pedindo ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que restrinja a exportação de chips de inteligência artificial feitos pela Nvidia, alegando que a empresa chinesa de IA DeepSeek depende deles.

O republicano John Moolenaar e o democrata Raja Krishnamoorthi, que lideram o Comitê Seleto da Câmara sobre a China, pediram a medida como parte de uma revisão ordenada por Trump e liderada pelo Departamento de Comércio e Estado para examinar o sistema de controle de exportação dos EUA à luz de “desenvolvimentos envolvendo adversários estratégicos”.

“Pedimos que, como parte dessa análise, o senhor considere os possíveis benefícios de segurança nacional de colocar um controle de exportação no H20 da Nvidia e em chips de sofisticação semelhante”, escreveram os parlamentares em uma carta datada de quarta-feira e endereçada ao conselheiro de segurança nacional Michael Waltz.

Na carta, divulgada nesta quinta-feira, eles alegam que um modelo sofisticado de IA recentemente lançado pela DeepSeek fez “uso extensivo” do chip H20 da Nvidia, atualmente fora do escopo dos controles de exportação dos EUA.

A carta é um sinal da crescente preocupação de Washington com os rápidos avanços da China em IA, após a DeepSeek dizer que seu assistente de IA gratuito lançado na semana passada usa menos dados por uma fração do custo dos modelos dos players estabelecidos, possivelmente marcando um ponto de virada no nível de investimento necessário para IA.

Os EUA temem que a China possa aproveitar a IA para lançar ataques cibernéticos agressivos ou até mesmo desenvolver uma arma biológica, o que levou o ex-presidente Joe Biden a liderar uma série de medidas destinadas a reprimir o acesso da China aos chips de IA e às ferramentas que os produzem.

A DeepSeek e a Casa Branca não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Nvidia disse em um comunicado que seus produtos “estão em conformidade com todos os requisitos estabelecidos pelo governo” e que a empresa “está pronta para trabalhar com a administração enquanto ela busca sua própria abordagem para a IA”.

(Reportagem de Alexandra Alper)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Indústria poluente emitindo densa fumaça branca e vapor no céu azul em um dia ensolarado, destacando problema ambiental causado por emissão de gases.

Última análise da ONU mostra que promessas climáticas reduzem emissões em 12%

BELÉM (Reuters) – A quantidade anual de gases que causam o aquecimento do planeta adicionados à atmosfera diminuirá 12% até 2035 em relação aos níveis de 2019, de acordo com uma nova análise publicada nesta segunda-feira pela secretaria de mudanças climáticas da ONU (UNFCCC). O número revisado representa um progresso

Mulher de roupa semssada com expressão preocupada, cercada por pessoas na saída de um prédio, em um ambiente interno com paredes brancas e piso escuro, relacionada ao tema de crise política e protestos

Toffoli anula provas sobre ex-primeira dama do Peru no caso Odebrecht

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira a anulação de provas do acordo de leniência celebrado pela Odebrecht, atualmente conhecida como Novonor, contra a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, segundo decisão vista pela Reuters. O magistrado também proibiu que

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.