thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Papa pede tratado global vinculante sobre inteligência artificial

Papa pede tratado global vinculante sobre inteligência artificial

ROMA (Reuters) – O papa Francisco pediu nesta quinta-feira um tratado internacional juridicamente vinculante para regulamentar a inteligência artificial.

O papa fez seu apelo em uma mensagem para o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica Romana, que é comemorado em 1º de janeiro. O título da mensagem, que tradicionalmente é enviada aos líderes mundiais, é “Inteligência Artificial e Paz”.

“A escala global da inteligência artificial deixa claro que, ao lado da responsabilidade dos Estados soberanos de regular seu uso internamente, as organizações internacionais podem desempenhar um papel decisivo na obtenção de acordos multilaterais e na coordenação de sua aplicação e execução”, escreveu ele.

“Exorto a comunidade global de nações a trabalhar em conjunto para adotar um tratado internacional vinculante que regule o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial em suas diversas formas”, disse o papa.

Francisco, que muitas vezes criticou o setor de armamentos, alertou contra o uso da inteligência artificial em sistemas de armas.

“A pesquisa sobre tecnologias emergentes na área dos chamados Sistemas de Armas Autônomas Letais, incluindo a utilização da inteligência artificial como arma, é motivo de grande preocupação ética. Os sistemas de armas autônomos nunca poderão ser sujeitos moralmente responsáveis”, disse ele.

(Reportagem de Philip Pullella)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sede do Ministério da Fazenda em Brasília

Fazenda reduz projeção para o crescimento do PIB de 2,4% para 2,3% em 2026

BRASÍLIA, 6 Fev (Reuters) – A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou ligeiramente para baixo, nesta sexta-feira, sua projeção para o crescimento econômico em 2026, revendo para cima a estimativa para a inflação ao consumidor no ano. Relatório da SPE projetou a alta do PIB neste

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.