thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Órgão de controle de riscos do G20 adverte sobre possibilidade de colapso do mercado financeiro

Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra, em uma conferência de imprensa, usando terno e óculos, falando ao microfone.

LONDRES (Reuters) – O recente aumento nos preços globais das ações e outros ativos deixou os mercados suscetíveis a colapsos devido à incerteza econômica e geopolítica atual, afirmou nesta segunda-feira o órgão de supervisão de riscos do G20.

O presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB na sigla em inglês), Andrew Bailey, disse aos membros do G20 em uma carta que os riscos elevados fazem com que a manutenção da cooperação multilateral seja crucial. Não apenas para evitar crises, mas também para apoiar o crescimento econômico sustentável.

“Embora a maioria das jurisdições tenha visto uma recuperação nos mercados financeiros nos últimos meses, as avaliações agora podem estar em desacordo com as perspectivas econômicas e geopolíticas incertas, deixando os mercados suscetíveis a um ajuste desordenado”, disse a carta datada de 8 de outubro e publicada antes das reuniões do G20 em Washington esta semana.

Esse alerta foi feito poucos dias antes de a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de novas tarifas sobre a China, em retaliação ao endurecimento das restrições de terras raras por Pequim, provocar a maior queda de Wall Street em quase seis meses.

Bailey também destacou o aumento contínuo dos níveis de dívida, acrescentando que as vulnerabilidades do sistema financeiro continuam altas.

“A necessidade de padrões e cooperação globais, portanto, continua bastante clara”, diz a carta.

Em resposta aos riscos elevados, o FSB, que agrupa bancos centrais e reguladores financeiros do G20, “mudará” seu foco, disse Bailey.

O conselho passará do desenvolvimento de políticas para o monitoramento e a facilitação da implementação das reformas financeiras globais acordadas, que ainda não foram totalmente alcançadas.

(Reportagem de Marc Jones)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Vista panorâmica da cidade de São Paulo ao entardecer, com predios altos iluminados e céu com nuvens pesadas.

Governo flexibiliza direcionamento e compulsório da poupança em novo modelo de crédito imobiliário

Por Eduardo Simões SÃO PAULO (Reuters) – O governo anunciou nesta sexta-feira mudanças nas regras do crédito imobiliário, prevendo uma flexibilização gradual do direcionamento obrigatório dos depósitos nas cadernetas de poupança a essa modalidade de financiamento e também da parcela recolhida compulsoriamente ao Banco Central, visando aumentar os recursos disponíveis

Imagem de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, falando em um ambiente formal, com expressão séria e cabelos brancos. Fundo decorado com detalhes dourados.

Trump atinge a China com tarifas retaliatórias em uma escalada da guerra comercial

Por Trevor Hunnicutt WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que estava elevando as tarifas sobre as exportações chinesas para os EUA para 100% e impondo controles de exportação sobre “todo e qualquer software crítico” em uma represália aos limites de exportação recentemente anunciados pela

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.