thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OpenAI entra no mercado de buscas dominado pelo Google com  SearchGPT

openai logo de searchgpt

Por Yuvraj Malik

(Reuters) – A OpenAI está se aventurando em um território há muito dominado pelo Google com o lançamento restrito do SearchGPT, um mecanismo de busca com inteligência artificial e acesso em tempo real a informações da internet.

A mudança, anunciada na quinta-feira, também coloca a gigante da IA em competição com seu maior patrocinador, a Microsoft., que tem o mecanismo de busca Bing, e com serviços emergentes como o Perplexity — uma empresa de chatbot de IA focada em pesquisa apoiada pelo fundador da Amazon Jeff Bezos e pela gigante dos semicondutores Nvidia.

A OpenAI disse que abriu inscrições para a nova ferramenta, que está atualmente em estágio de protótipo e está sendo testada com um pequeno grupo de usuários e publishers. A empresa planeja integrar os melhores recursos da ferramenta de busca ao ChatGPT no futuro.

“As ferramentas de busca com tecnologia de IA da OpenAI e da Perplexity reafirmam a busca como um modelo de engajamento de conteúdo, mas pressionam o Google a ser melhor em seu próprio jogo”, disse Kingsley Crane, analista da Canaccord Genuity.

O Google domina o mercado de mecanismos de busca com uma participação de 91,1% em junho, de acordo com a empresa de análise da web Statcounter.

O SearchGPT fornecerá resultados de pesquisa resumidos com links de origem em resposta a consultas de usuários, disse a OpenAI em uma postagem de blog. Os usuários também poderão fazer perguntas de acompanhamento e receber respostas contextuais.

A empresa dará aos editores acesso a ferramentas para gerenciar como seu conteúdo aparece nos resultados do SearchGPT. News Corp e The Atlantic são parceiros de publicação do SearchGPT.

O SearchGPT sinaliza uma colaboração mais próxima entre editores e OpenAI, após acordos de licenciamento de conteúdo com grandes organizações como Associated Press, News Corp e Axel Springer.

O Google não respondeu a uma consulta da Reuters sobre o potencial impacto do SearchGPT em seus negócios.

A Reuters já havia relatado os planos da OpenAI para busca de IA em maio.

(Reportagem de Yuvraj Malik em Bengaluru)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Análise de notas de dinheiro brasileiro com uma lupa na bandeira do Brasil ao fundo, destacando a segurança e autenticidade da moeda nacional.

Reforma da Previdência – Principais Benefícios e Atualizações

A Emenda Constitucional nº 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência, atualizou e modernizou as regras dos benefícios previdenciários, com o objetivo de garantir a sustentabilidade do sistema. A seguir, confira a definição dos benefícios previdenciários e as principais mudanças introduzidas pela Reforma:   Benefício Definição Antes da EC 103/2019 Após

Imagem de um smartphone mostrando o ícone do WhatsApp na tela, com foco no dedo tocando o aplicativo, representando uso de mensagens instantâneas.

UE lança investigação antitruste contra Meta sobre uso de IA no WhatsApp

Por Foo Yun Chee e Mrinmay Dey e Rishabh Jaiswal BRUXELAS, 4 Dez (Reuters) – Bruxelas abriu uma investigação antitruste contra a Meta por causa do lançamento de recursos de inteligência artificial no WhatsApp, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira, no momento em que o uso de IA generativa pelas

Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília com a bandeira do Brasil ao vento, capturada ao pôr do sol, destacando a importância do símbolo nacional.

CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares

SÃO PAULO, 4 Dez (Reuters) – A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou na quarta-feira a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares, e o texto seguirá agora para votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.