thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OCDE alerta sobre risco de protecionismo para perspectiva de crescimento global

OCDE alerta sobre risco de protecionismo

Por Leigh Thomas

PARIS (Reuters) – A economia mundial está a caminho de um crescimento estável nos próximos dois anos, se o protecionismo ressurgente não inviabilizar a recuperação do comércio global, informou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira.

A economia mundial deve crescer 3,2% este ano e 3,3% em 2025 e 2026, uma vez que a inflação mais baixa, o crescimento do emprego e os cortes nas taxas de juros ajudarão a compensar o aperto fiscal em alguns países, informou a OCDE em sua mais recente Perspectiva Econômica.

Suas previsões mais recentes estão amplamente alinhadas com sua última revisão, datada de setembro, quando esperava um crescimento de 3,2% neste e no próximo ano e ainda não tinha uma previsão para 2026.

Depois de o comércio global ter sofrido uma queda no ano passado, ele está se recuperando e o crescimento em volumes deve chegar a 3,6% no próximo ano, apesar de um número crescente de medidas para restringir o fluxo de importações, disse a OCDE.

“O aumento das tensões comerciais e outros movimentos em direção ao protecionismo podem distorcer as cadeias de suprimentos, aumentar os preços ao consumidor e impactar negativamente o crescimento”, disse a OCDE.

As perspectivas para o comércio global têm se tornado obscuras desde que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou as ameaças de tarifas para vários parceiros comerciais importantes.

Como o esfriamento do mercado de trabalho faz com que os gastos dos consumidores sejam moderados, a OCDE prevê que o crescimento dos EUA desacelere de 2,8% este ano para 2,4% em 2025 e 2,1% em 2026.

Na China, a segunda maior economia do mundo, o crescimento deve reduzir de 4,9% em 2024 para 4,7% em 2025 e 4,4% em 2026, apesar do afrouxamento monetário e fiscal, uma vez que os gastos dos consumidores continuam lentos.

Enquanto isso, na zona do euro, o investimento deve se beneficiar do afrouxamento monetário do Banco Central Europeu e os mercados de trabalho apertados devem apoiar os gastos dos consumidores, elevando o crescimento de 0,8% este ano para 1,3% em 2025 e 1,5% em 2026.

Impulsionado por medidas de estímulo econômico, o Japão foi visto se recuperando de uma contração de 0,3% este ano para um crescimento de 1,5% em 2025, antes de se moderar para uma expansão de 0,6% em 2026.

Para o Brasil, a OCDE prevê um crescimento de 3,2% neste ano e desaceleração em 2025 e 2026, registrando uma expansão de 2,3% e 1,9%, respectivamente. O mercado de trabalho forte e o aumento da renda deve apoiar o consumo das famílias, enquanto as exportações devem desacelerar.

À medida que a inflação diminui globalmente, a maioria dos principais bancos centrais deve continuar afrouxando cuidadosamente a política monetária, com exceção do Japão, disse a OCDE.

Com as finanças públicas da maioria dos governos sob pressão, a OCDE disse que eles precisam tomar medidas decisivas para estabilizar o peso de suas dívidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Grãos de café maduros e verdes crescendo em uma planta, com uma pessoa ao fundo no ambiente de um campo de cultivo.

Exportação de café do Brasil tem 1ª alta mensal desde março, aponta Secex

SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) – A exportação de café verde do Brasil registrou em dezembro a primeira alta mensal na comparação com o mesmo mês do ano anterior desde março, informou nesta terça-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No período, o maior exportador global de café lidou com

Equipe de suporte técnico em operação no centro de controle, focada na gestão de sistemas de telefonia correspondente ao serviço de telefonia fixa por assinatura.

Ações de chips saltam com otimismo sobre IA e Dow Jones fecha em recorde

Por Noel Randewich 6 Jan (Reuters) – Wall Street encerrou em alta nesta terça-feira, conforme ações de chips subiram devido ao otimismo renovado em relação à inteligência artificial (IA), enquanto a Moderna avançou e o índice Dow Jones atingiu um recorde. O S&P 500 subiu 0,62%, para 6.944,82 pontos. O

Imagem de um globo ocular humano com detalhes das veias e circulação sanguínea na retina, destacando a complexidade da estrutura ocular.

Estudo lança dúvidas sobre potencial para vida em lua de Júpiter

Por Will Dunham WASHINGTON, 6 Jan (Reuters) – A lua Europa está na pequena lista de lugares em nosso Sistema Solar considerados promissores na busca por vida além da Terra, com um grande oceano subterrâneo que se acredita estar escondido sob uma camada externa de gelo. Mas uma nova pesquisa

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.