thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Negociações sobre financiamento público para conservação da natureza ficam paralisadas na COP16, foco muda para recursos privados

Negociações sobre financiamento público para conservação da natureza ficam paralisadas na COP16

Por Jake Spring

CALI, Colômbia (Reuters) – As nações ricas parecem ter chegado a um limite quanto ao valor que estão dispostas a pagar para conservar a natureza em todo o mundo e, em vez disso, mudaram seu foco na cúpula de biodiversidade da ONU, que durou duas semanas, para discussões sobre o dinheiro privado que preencheria a lacuna de financiamento.

Nas negociações da COP16 em Cali, Colômbia, os países não conseguiram descobrir como mobilizar 200 bilhões de dólares anuais em financiamento para conservação até 2030, incluindo 30 bilhões de dólares que viriam diretamente das nações ricas.

Esse dinheiro, prometido há dois anos como parte do acordo histórico da Estrutura Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, destina-se a financiar atividades que promovam a natureza, como a agricultura sustentável ou o patrulhamento de reservas de vida selvagem.

Mas não houve consenso enquanto as negociações se arrastavam para além do término programado da cúpula na sexta-feira, durante a qual dezenas de delegações partiram. Na chamada de sábado de manhã, não havia mais quórum entre as quase 200 nações para a aprovação de um acordo, forçando os organizadores a suspender abruptamente a reunião.

“Estou triste e furioso com o não resultado da COP16”, disse Shilps Gautam, executivo-chefe da empresa de financiamento de projetos Opna.

“O que é mais selvagem nas discussões sobre financiamento da natureza é que os números discutidos já são uma ninharia.”

As atividades humanas, como a agricultura, a mineração e o desenvolvimento urbano, estão cada vez mais levando a natureza à crise, com cerca de 1 milhão de espécies de plantas e animais que se acredita estarem em risco de extinção.

A mudança climática, resultado da queima de combustíveis fósseis, também está aumentando os problemas da natureza, elevando as temperaturas e interrompendo os ciclos climáticos.

Os países se reunirão novamente no Azerbaijão na próxima semana para a cúpula climática COP29 da ONU, que novamente se concentrará na grande necessidade de financiamento das nações ricas para suas contrapartes mais pobres para ajudar a arcar com os custos climáticos.

(Reportagem de Jake Spring; Reportagem adicional de Simon Jessop e Oliver Griffin)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dispositivo móvel exibindo o logo da OpenAI com um teclado de computador ao fundo, iluminado por luzes roxas e azuis, simbolizando tecnologia e inovação em inteligência artificial.

OpenAI diz não ter planos para usar chip interno do Google

A OpenAI afirmou que não tem planos ativos para usar o chip interno do Google para alimentar seus produtos, dois dias após a Reuters e outros veículos de notícias informarem sobre a decisão da empresa de recorrer aos chips de inteligência artificial de seus concorrentes para atender à crescente demanda.

Logo da Meta na parede, destacando o símbolo do infinito azul e o nome Meta ao lado.

Meta aprofunda investimento em IA com laboratório de “superinteligência”, diz fonte

Por Jaspreet Singh (Reuters) – O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, reorganizou os esforços da empresa em inteligência artificial sob uma nova divisão chamada Meta Superintelligence Labs, informou uma fonte nesta segunda-feira. A divisão será liderada por Alexandr Wang, ex-CEO da startup de rotulagem de dados Scale AI. Ele será

Colheitadeira está descarregando milho em uma fazenda durante o cultivo agrícola, enfatizando o armazenamento e colheita de grãos. Fundo de céu azul.

Brasil comemora reconhecimento da ONU de ganhos ambientais

SÃO PAULO/MONTREAL (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer os benefícios ambientais da prática agrícola de múltiplas culturas na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi uma

Pessoa segurando uma carteira de trabalho e previdência social do Ministério do Trabalho do Brasil, com máscara preta, ao ar livre.

Brasil abre 148.992 vagas formais de trabalho em maio, abaixo do esperado

Por Victor Borges BRASÍLIA (Reuters) -O Brasil abriu 148.992 vagas formais de trabalho em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado do mês passado — fruto de 2.256.225 admissões e 2.107.233 desligamentos — ficou abaixo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.