thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Negociações sobre financiamento público para conservação da natureza ficam paralisadas na COP16, foco muda para recursos privados

Negociações sobre financiamento público para conservação da natureza ficam paralisadas na COP16

Por Jake Spring

CALI, Colômbia (Reuters) – As nações ricas parecem ter chegado a um limite quanto ao valor que estão dispostas a pagar para conservar a natureza em todo o mundo e, em vez disso, mudaram seu foco na cúpula de biodiversidade da ONU, que durou duas semanas, para discussões sobre o dinheiro privado que preencheria a lacuna de financiamento.

Nas negociações da COP16 em Cali, Colômbia, os países não conseguiram descobrir como mobilizar 200 bilhões de dólares anuais em financiamento para conservação até 2030, incluindo 30 bilhões de dólares que viriam diretamente das nações ricas.

Esse dinheiro, prometido há dois anos como parte do acordo histórico da Estrutura Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, destina-se a financiar atividades que promovam a natureza, como a agricultura sustentável ou o patrulhamento de reservas de vida selvagem.

Mas não houve consenso enquanto as negociações se arrastavam para além do término programado da cúpula na sexta-feira, durante a qual dezenas de delegações partiram. Na chamada de sábado de manhã, não havia mais quórum entre as quase 200 nações para a aprovação de um acordo, forçando os organizadores a suspender abruptamente a reunião.

“Estou triste e furioso com o não resultado da COP16”, disse Shilps Gautam, executivo-chefe da empresa de financiamento de projetos Opna.

“O que é mais selvagem nas discussões sobre financiamento da natureza é que os números discutidos já são uma ninharia.”

As atividades humanas, como a agricultura, a mineração e o desenvolvimento urbano, estão cada vez mais levando a natureza à crise, com cerca de 1 milhão de espécies de plantas e animais que se acredita estarem em risco de extinção.

A mudança climática, resultado da queima de combustíveis fósseis, também está aumentando os problemas da natureza, elevando as temperaturas e interrompendo os ciclos climáticos.

Os países se reunirão novamente no Azerbaijão na próxima semana para a cúpula climática COP29 da ONU, que novamente se concentrará na grande necessidade de financiamento das nações ricas para suas contrapartes mais pobres para ajudar a arcar com os custos climáticos.

(Reportagem de Jake Spring; Reportagem adicional de Simon Jessop e Oliver Griffin)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem feliz lendo um livro em uma biblioteca aconchegante, cercado por prateleiras de livros e com iluminação suave, criando um ambiente perfeito para leitura. 2025

Retrospectiva Jurídica 2025: Principais Decisões, Leis e Impactos do Ano

O ano de 2025 foi marcado por grandes alterações legislativas que impactaram profundamente tanto o mundo jurídico brasileiro quanto a sociedade como um todo. Projetos de lei inovadores, voltados para enfrentar novos desafios e antigos problemas do país, foram aprovados, assim como legislações disruptivas. Além disso, decisões de grande relevância

Imagem de um encontro entre o Primeiro Ministro de Israel e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista ou conferência, com bandeiras de Israel e Estados Unidos ao fundo.

Trump diz que ele e Netanyahu não concordam totalmente sobre Cisjordânia

Por Andrea Shalal e Kanishka Singh PALM BEACH, Flórida, 29 Dez (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que ele e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não concordavam totalmente com a questão da Cisjordânia ocupada por Israel, mas o líder republicano não explicou qual era

Bandeira dos Estados Unidos com destaque para as estrelas brancas em um fundo azul e elementos em vermelho e branco ao fundo, simbolizando patriotismo e orgulho nacional.

EUA atacam instalação de carregamento de barcos de drogas na Venezuela, diz Trump

WEST PALM BEACH, FLÓRIDA, 29 Dez (Reuters) – O presidente Donald Trump disse na segunda-feira que os Estados Unidos “atingiram” uma área na Venezuela onde barcos são carregados com drogas, marcando a primeira vez que Washington realizou operações em território venezuelano desde o início de uma campanha de pressão contra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.