thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Muçulmanos ficam em choque com vitória de partido anti-islâmico nas eleições holandesas

Muçulmanos ficam em choque com vitória de partido anti-islâmico nas eleições holandesas

Por Bart H. Meijer

HAIA (Reuters) – Muçulmanos holandeses expressaram choque nesta quinta-feira com a vitória eleitoral do populista de extrema-direita Geert Wilders, que já havia defendido a proibição das mesquitas e do Alcorão na Holanda.

Wilders e o seu Partido da Liberdade (PVV) superaram todas as previsões na noite de quarta-feira e conquistaram 37 das 150 cadeiras no Parlamento holandês, bem à frente da coligação Trabalhista/Verde e dos conservadores do primeiro-ministro que encerra o mandato, Mark Rutte.

“Esses resultados eleitorais são chocantes para os muçulmanos holandeses. Não esperávamos que um partido deste tipo, com um programa que vai contra os princípios básicos do Estado de Direito, fosse tão grande”, disse Muhsin Koktas, da organização muçulmana CMO.

Os muçulmanos representam cerca de 5% da população holandesa, de quase 18 milhões de pessoas.

“Foi um golpe que tenho de processar”, disse à Reuters Abdessamad Taheri, um trabalhador comunitário de 45 anos do bairro multiétnico de Schilderswijk, em Haia.

Mehdi Koc, um instalador de isolamento de 41 anos, disse que ficou chocado com a mudança para o PVV, enquanto Taheri disse que a votação enviou mensagens diferentes aos muçulmanos, embora a emoção esmagadora tenha sido de decepção.

“Em parte, a mensagem é que muitas pessoas são xenófobas e não querem estrangeiros ou muçulmanos. Mas outra mensagem é que as pessoas estão muito decepcionadas com os 13 anos de Rutte”, disse.

(Reportagem de Stephanie van den Berg e Bart Meijer)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem idoso alegre usando camisa listrada verde e vermelha, sendo recebido por dois jovens ao entrar em um prédio, cena de amizade e confraternização.

Bolsonaro passa por procedimento para tratar soluços e deve passar por outro em 48 horas

BRASÍLIA, 27 Dez (Reuters) – O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico neste sábado, desta vez para um procedimento de bloqueio do nervo frênico direito, necessário para tratamento de um quadro de soluços, informou a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e deve passar por procedimento semelhante no nervo frênico esquerdo em

Pessoa segurando várias notas de dinheiro, incluindo cédulas de cem dólares, em uma mão, enquanto a outra manipula mais cédulas. Imagem relacionada à riqueza, finanças ou dinheiro.

Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados

SÃO PAULO, 29 Dez (Reuters) – O dólar opera em leve alta no Brasil nesta manhã de segunda-feira, em sessão marcada pela liquidez reduzida nos mercados internacionais por conta das festas de fim de ano. Às 9h55, o dólar à vista subia 0,31%, a R$5,5622 na venda. Na B3, o

Robô transparente com braços mecânicos, segurando um maçã no ambiente de inteligência artificial e tecnologia, com telas exibindo gráficos em segundo plano.

China divulga minuta de regras para regulamentar IA com interação semelhante à humana

PEQUIM, 27 Dez (Reuters) – O órgão regulador cibernético da China divulgou neste sábado, para consulta pública, um conjunto de sugestões de regras para reforçar a supervisão a serviços de inteligência artificial projetados para simular personalidades humanas e envolver os usuários em interações emocionais. A medida ressalta o esforço de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.