thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moraes defende cassação e inelegibilidade de candidato que usar AI para desinformação

Moraes defende cassação e inelegibilidade de candidato que usar AI para desinformação

Por Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre Moraes, defendeu nesta segunda-feira que sejam cassados e declarados inelegíveis os candidatos que se utilizarem da inteligência artificial (IA) para disseminar desinformações e notícias falsas.

Para o ministro, é necessário que o país avance em dois quesitos: a regulação das redes sociais e o estabelecimento de punições mais duras aos infratores.

“Não basta a prevenção. Não basta a regulamentação prévia. Há a necessidade de sanções severas, para que aqueles que se utilizam da inteligência artificial para desvirtuar a vontade do eleitor e atingir o poder, ganhar as eleições, saibam que, se utilizarem disso e for comprovado, o registro será cassado, o mandato será cassado e que ficarão inelegíveis”, disse Moraes.

“Porque senão o crime vai compensar”, acrescentou o presidente da corte eleitoral na abertura do evento “Inteligência Artificial, Desinformação e Democracia”, promovido pela FGV em parceria com o Democracy Reporting International (DRI) e a Agência Lupa.

Segundo o TSE, Moraes lembrou que o Brasil passou, desde as eleições de 2018, por “uma experiência ímpar no combate à desinformação como instrumento de ataque à democracia”, experiência vivenciada por poucos países no mundo.

O ministro teria citado ainda sinais de que a IA tenha sido utilizada para a desinformação nas eleições presidenciais na Argentina, recentemente.

“O que não pode no mundo real, não pode no mundo virtual. Esse é o único recado que podemos dar para que a inteligência artificial não anabolize as milícias digitais na utilização da desinformação para captar a vontade do eleitor, desvirtuando o resultado de uma eleição.”

O Congresso Nacional chegou a debater um projeto de lei para combater as chamadas fake news, mas o projeto ainda aguarda deliberação pela Câmara dos Deputados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem da Câmara dos Deputados durante sessão plenária com muitos deputados presentes, destaque para o ambiente oficial e legislativo do Brasil.

Câmara aprova projeto com medidas da MP da taxação

BRASÍLIA (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que acabou incorporando trechos da MP 1303, que tratava da taxação de aplicações financeiras na intenção de compensar as contas após o Congresso derrubar parcialmente sua proposta de elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Dentre as

Pessoa manipulando pilhas de notas de dólar de 100 dólares, mostrando movimentação financeira e dinheiro em espécie.

Dólar sobe no Brasil após Trump anunciar acordo comercial com a China

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO (Reuters) – O dólar sustenta altas ante o real nesta manhã de quinta-feira, acompanhando o avanço da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um acordo para redução das tarifas comerciais sobre a China. Às

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.