Por Ruth Chai
CINGAPURA, 28 Jan (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro ampliaram as quedas nesta quarta-feira, com a interrupção gradual dos projetos de construção no período que antecede o Ano Novo Lunar da China pesando sobre a demanda por aço e matérias-primas.
O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com perda de 0,7%, a 783 iuanes (US$112,74) a tonelada.
O minério de ferro de referência de março na Bolsa de Cingapura caía 0,79%, a US$103 a tonelada.
A demanda de aço downstream tem diminuído gradualmente junto com a interrupção dos projetos de construção no período que antecede o feriado chinês do Ano Novo Lunar, de acordo com a corretora chinesa Everbright Futures.
A produção de minério de ferro da mineradora brasileira Vale subiu para 336,1 milhões de toneladas em 2025, informou a empresa na terça-feira, marcando a primeira vez desde 2018 que sua produção superou a das operações Pilbara da rival Rio Tinto na Austrália.
Um aumento nos embarques de minério de ferro do Brasil exercerá pressões baixistas sobre os preços do minério de ferro na China.
A expectativa é de que os embarques brasileiros sofram uma retração sazonal à medida que o país entra em sua estação chuvosa. No entanto, os estoques portuários altos devem compensar possíveis efeitos da redução dos embarques, de acordo com uma nota do Shanghai Metals Market (SMM).
(Reportagem de Ruth Chai)




