Por Lucas Liew
CINGAPURA, 1 Dez (Reuters) – Os preços futuros do minério de ferro avançaram pela quarta sessão nesta segunda-feira, impulsionados pela forte compra de cargas de grau médio, embora os ganhos tenham sido limitados por manutenções de altos-fornos de siderúrgicas na China no final do ano.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China subiu 1,14%, para 801 iuanes (US$113,24) a tonelada.
O minério de ferro de referência de janeiro na Bolsa de Cingapura avançava 1,42%, US$103,65 a tonelada.
A produção de aço de alto-forno da China caiu na semana passada, uma vez que algumas usinas iniciaram a manutenção anual, com a utilização da capacidade diminuindo 0,6 ponto percentual, de acordo com dados da consultoria Mysteel.
Apesar do enfraquecimento dos fundamentos, os preços do minério de ferro foram sustentados pela forte demanda por minérios de grau médio, disse a Mysteel.
A oferta de minério de ferro no exterior deve continuar a se recuperar em dezembro, enquanto as margens fracas dos altos-fornos e a manutenção mais pesada no final do ano apontam para novas quedas na produção de ferro-gusa, disse a corretora Everbright Futures.
Os governos da União Europeia pediram que os EUA removessem as tarifas de 50% sobre o aço e o alumínio que introduziram em agosto sobre 407 produtos “derivados”, como turbinas eólicas e motocicletas, ou então a UE manteria suas tarifas sobre esses produtos norte-americanos até que uma solução fosse encontrada.
Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China caíram 0,42% em relação à semana anterior, para cerca de 139 milhões de toneladas, em 28 de novembro, de acordo com dados da SteelHome.
(Reportagem de Lucas Liew)




