thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meta usará postagens públicas e interações de IA para treinar modelos na UE

Meta usará postagens públicas e interações de IA para treinar modelos na UE

(Reuters) – A Meta informou esta segunda-feira que utilizará interações que os usuários têm com sua inteligência artificial, bem como postagens públicas e comentários compartilhados por adultos em suas plataformas, para treinar seus modelos de IA na União Europeia.

A ação da controladora do Facebook ocorre após a companhia lançar sua tecnologia de IA na Europa no mês passado, uma implementação que foi inicialmente anunciada para junho de 2024, mas adiada devido a preocupações regulatórias sobre proteção de dados e privacidade.

Embora a Meta AI tenha sido lançada nos EUA em 2023, sua implementação na Europa enfrentou vários obstáculos devido às rígidas regras de privacidade e transparência da UE.

A Meta anunciou nesta segunda-feira que usuários de suas plataformas na UE, incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp, começarão a receber notificações explicando que tipo de dados a empresa utilizará. Os usuários também receberão um link para um formulário, onde poderão se opor ao uso de seus dados para fins de treinamento.

Embora a empresa utilize dados como consultas e perguntas de usuários na Meta AI, mensagens privadas, bem como dados públicos de contas de usuários menores de 18 anos, não serão usados no treinamento.

A Comissão Europeia não respondeu a um pedido de comentário sobre a decisão da Meta.

A Meta decidiu suspender o lançamento de seus modelos de IA na Europa em junho passado, após a Comissão de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês) da Irlanda solicitar à empresa que adiasse seu plano de explorar dados de postagens em redes sociais.

A empresa também enfrentou reações negativas do grupo de defesa NOYB, que instou os órgãos de proteção da privacidade nacionais a interromperem esse uso de conteúdo de redes sociais.

O X, do bilionário Elon Musk, e o Google, da Alphabet, também estão sendo investigados pelo regulador de privacidade irlandês. O X está enfrentando uma investigação sobre o uso de dados pessoais de usuários da UE para treinar seu sistema de IA, o Grok. Já o DPC abriu uma investigação sobre o Google em setembro para verificar se a empresa protegeu adequadamente os dados dos usuários antes de usá-los para ajudar a desenvolver seu modelo de IA.

(Reportagem de Deborah Sophia em Bengaluru)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um martelo de juiz sobre uma mesa de tribunal, simbolizando justiça e lei, com iluminação quente ao fundo. Representa o sistema judicial e processos legais.

PL da Dosimetria: Entenda os principais pontos de mudança na Lei

O PL da Dosimetria (Projeto de Lei nº 2.162/2023) foi aprovado no Senado Federal em 17 de dezembro de 2025, por 48 votos favoráveis e 25 contrários. O texto, que altera as regras de progressão de regime para pessoas apenadas, modifica o cálculo da pena (dosimetria) e ajusta normas de

Sessão plenária do Senado Federal com senadores e senadoras discutindo e votando projetos importantes em Brasília, com painéis de votação e ambiente formal.

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para sexta-feira

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 no Congresso Nacional foi adiada para a sexta-feira, informaram as agências Câmara e Senado. A votação estava prevista para esta quinta-feira, mas antes de ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, o projeto

Homem de terno e gravata em um ambiente de escritório, com expressão séria, representando um profissional de negócios no contexto do mundo corporativo.

Câmara declara perda do mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Maria Carolina Marcello BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ). Ato da Mesa publicado no Diário Oficial da Câmara declara que decisão foi tomada por conta das faltas dos parlamentares

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.