thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meta e Microsoft aumentam gastos com IA e preocupam Wall Street antes de resultados da Amazon

Meta e Microsoft ampliam investimentos em IA, mas Wall Street pressiona por retorno rápido. Entenda o impacto dos gastos nas ações das big techs!

Por Anna Tong e Aditya Soni e Deborah Mary Sophia

(Reuters) – As grandes empresas de tecnologia, incluindo a Microsoft e a Meta, estão aumentando os gastos para construir data centers voltados para inteligência artificial em uma disputa para atender à grande demanda, mas Wall Street está ansiosa por uma contrapartida mais rápida pelos bilhões de dólares investidos.

A Microsoft e a Meta disseram na quarta-feira que suas despesas de capital estavam crescendo devido a seus investimentos em IA. A Alphabet informou na terça-feira que essas despesas permaneceriam elevadas.

A Amazon, que divulgará seus resultados na quinta-feira, provavelmente fará eco a essas previsões.

Os gastos extensivos de capital podem ameaçar as margens de lucro dessas empresas e a pressão sobre essa métrica provavelmente assustará os investidores.

As ações das grandes empresas de tecnologia caíam nas negociações de pré-abertura, destacando os desafios que as empresas enfrentam ao tentar equilibrar as ambiciosas buscas por IA com a necessidade de garantir aos investidores que estão concentradas nos resultados de curto prazo.

As ações da Meta caíam 2,9%, enquanto os papéis da Microsoft recuavam 3,6%, apesar de cada uma delas ter superado as expectativas de lucro e receita para o período de julho a setembro. As ações da Amazon também tinham perdas.

“É caro executar a tecnologia de IA. Obter capacidade é caro”, disse Beatriz Valle, analista da GlobalData.

“Tornou-se uma disputa competitiva entre as grandes empresas de tecnologia para desenvolver a capacidade. Levará algum tempo para vermos os retornos, para vermos a adoção generalizada da tecnologia.”

Os gastos de capital da Microsoft em um único trimestre agora são maiores do que suas despesas anuais até o ano fiscal de 2020, de acordo com a Visible Alpha. Para a Meta, os gastos de um trimestre estão alinhados com o que eles gastaram em um ano até 2017.

A Microsoft disse que os gastos de capital aumentaram 5,3%, para 20 bilhões de dólares, em seu primeiro trimestre fiscal, e previu um aumento nos gastos com IA no segundo trimestre.

A Meta, por sua vez, alertou para uma “aceleração significativa” nas despesas de infraestrutura relacionadas à IA no próximo ano.

Apesar das preocupações, ambas as empresas disseram que ainda é muito cedo no ciclo da IA e enfatizaram o potencial de longo prazo da tecnologia.

“Construir a infraestrutura talvez não seja o que os investidores queiram ouvir no curto prazo, mas acho que as oportunidades aqui são realmente grandes”, disse o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, durante teleconferência de resultados de quarta-feira. “Vamos continuar investindo significativamente nisso.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um protesto pedindo a libertação de Mahmoud Khalil, com um cartaz em destaque. O fundo mostra pessoas reunidas, reforçando a manifestação.

Juiz exige que governo Trump detalhe base legal para deportar ativista palestino

(Reuters) – Um juiz federal instruiu a gestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira a detalhar o precedente legal para seu plano de deportar Mahmoud Khalil, um ativista palestino cuja presença no país pode prejudicar os interesses da política externa norte-americana, segundo alega o governo. O juiz

O príncipe Mohammed bin Salman apresentando o projeto THE LINE, uma cidade futurista da Arábia Saudita que promete inovação e sustentabilidade.

Arábia Saudita evita aderir ao Brics de olho em laços vitais com EUA

A Arábia Saudita não aderiu formalmente ao bloco Brics, apesar de ter participado de uma reunião no Brasil na semana passada, segundo duas fontes, o que poderia perturbar Washington, no momento que Riad busca fechar acordos com seu aliado Estados Unidos. A questão da participação no Brics tem sido diplomaticamente

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.