thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meta climática de triplicar energia renovável global até 2030 pode ser alcançada, diz IEA

Meta climática de triplicar energia renovável global até 2030 pode ser alcançada

Por Susanna Twidale

LONDRES (Reuters) – A meta de triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030 e reduzir o uso de combustíveis fósseis está ao alcance, afirmou a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) em um relatório nesta terça-feira, mas exigirá um grande esforço para eliminar gargalos, como licenças e conexões de rede.

O relatório surge no momento em que líderes governamentais e empresariais se reúnem na Semana do Clima de Nova York para tentar impulsionar as ações contra as mudanças climáticas.

Quase 200 países na cúpula climática COP 28, realizada em Dubai no ano passado, concordaram em atingir zero emissões líquidas do setor de energia até 2050 e se comprometeram a triplicar a capacidade de energia renovável, como a eólica e a solar.

A IEA afirmou que a meta de energia renovável “está ao alcance graças a condições econômicas favoráveis, ao amplo potencial de produção e a políticas sólidas”, mas disse que a maior capacidade de energia renovável, por si só, não reduziria o uso de combustíveis fósseis e os custos para os consumidores.

“Para destravar todos os benefícios da meta de triplicação, os países precisam fazer um esforço conjunto para construir e modernizar 25 milhões de quilômetros de redes elétricas até 2030… O mundo também precisaria de 1.500 gigawatts (GW) de capacidade de armazenamento de energia até 2030”, disse a IEA.

Os países presentes na COP 28 também se comprometeram a dobrar as medidas de eficiência energética para ajudar a reduzir o uso de energia, mas essa meta exigirá que os governos façam da eficiência uma prioridade política muito maior.

Os países devem incorporar as metas de eficiência energética e de energias renováveis em seus planos nacionais para cumprir os objetivos estabelecidos no acordo climático de Paris, disse a IEA.

As emissões do setor energético global atingiram um recorde no ano passado.

Triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar as medidas de eficiência energética para reduzir o uso de energia poderia reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa em 10 bilhões de toneladas até o final da década, em comparação com o que se espera, segundo o relatório.

(Reportagem de Susanna Twidale)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de moedas de euro lado a lado simbolizando economia, finanças ou dinheiro.

Dívida pública bruta do Brasil sobe menos do que o esperado em maio

SÃO PAULO (Reuters) – A dívida pública bruta do Brasil subiu menos do que o esperado em maio, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou déficit primário menor do que a expectativa, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central. A dívida pública bruta do país como proporção

Imagem de um homem idoso, vestido com terno risca de giz e gravata rosa, em um evento de imprensa ou conferência, cercado por jornalistas e fotógrafos.

Economia mundial enfrenta “momento crucial”, diz BIS

Por Marc Jones LONDRES (Reuters) – As tensões comerciais e a geopolítica fraturada correm o risco de expor falhas profundas no sistema financeiro global, afirmou o Banco de Compensações Internacionais (BIS) em sua última avaliação da situação da economia mundial. Agustín Carstens, chefe do BIS, muitas vezes apelidado de banco

Pessoas celebrando o Dia do Orgulho LGBTQ+ com bandeiras coloridas e roupas vibrantes em uma marcha, demonstrando orgulho e diversidade.

Canadá, Europa e Brasil, mas não EUA, emitem declaração apoiando direitos LGBT

WASHINGTON (Reuters) – Os ministérios das Relações Exteriores do Canadá, Austrália, Brasil e vários países europeus emitiram uma declaração no sábado celebrando os direitos LGBT para coincidir com o Dia do Orgulho. Os Estados Unidos, que têm agido para desmantelar as proteções aos direitos civis desde a eleição do presidente

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.