thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercado eleva projeção para Selic ao final de 2026 no Focus e vê manutenção da taxa em janeiro

Edifício Torre Caixapro no centro de São Paulo, um símbolo de arquitetura moderna e inovação empresarial.

SÃO PAULO, 8 Dez (Reuters) – Economistas consultados pelo Banco Central elevaram suas projeções para a taxa básica de juros ao final de 2026 e passaram a ver manutenção da taxa em janeiro, mostrou a edição mais recente do Boletim Focus nesta segunda-feira, que também apontou ajuste para baixo nas contas para a inflação oficial medida pelo IPCA para este ano e o próximo.

Os dados do BC mostram que o ajuste nas projeções para a Selic apontando a expectativa de um BC mais cauteloso em 2026 se deu principalmente na sexta-feira, quando os ativos brasileiros sofreram fortes perdas após a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria decidido apoiar a candidatura do seu filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência.

Os agentes consultados pela autoridade monetária mantiveram as expectativas para a Selic ao final deste ano em 15,00%, antes do Comitê de Política Monetária (Copom) anunciar nesta semana sua última decisão de política monetária em 2025 em meio a ampla expectativa de manutenção da taxa.

Já para 2026, os agentes preveem agora uma Selic terminal de 12,25%, aumento ante os 12,00% calculados na semana anterior, mostrou o Focus. Para a reunião do Copom em janeiro, os agentes passaram a ver manutenção da Selic, ante corte de 0,25 ponto percentual previsto na semana passada.

Para o IPCA, os economistas ouvidos pelo BC realizaram ajustes para baixo nos cálculos, estimando agora alta de 4,40% em 2025 e 4,16% em 2026, ante 4,43% e 4,17%, respectivamente. Ambos os números estão dentro da meta de inflação, que é de 3% ao ano com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

No sentido oposto, houve alteração para cima nas estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto para este ano e o seguinte — 2,25% e 1,80%, respectivamente, ante 2,16% e 1,78% na semana anterior. O ajuste se deu a despeito de, na semana passada, dados do IBGE terem mostrado que o PIB cresceu menos do que o esperado no terceiro trimestre, com alta de 0,1% sobre o trimestre imediatamente anterior, ante expectativa dos economistas de expansão de 0,2%.

 

(Por Eduardo Simões)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.