thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mauro Vieira terá nova reunião com secretário de Estado dos EUA na próxima semana

Homem idoso falando em ambiente natural ao ar livre, usando óculos e vestindo terno claro, na campanha ou evento ao ar livre.

Por Lisandra Paraguassu

BELÉM (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá um novo encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na próxima semana, no Canadá, às margens de uma reunião ministerial do G7.

“As negociações continuam, seguem, têm havido reuniões virtuais de equipes técnicas e continuará acontecendo. E eu estarei na próxima semana em uma reunião do G7 no Canadá, onde estará também o secretário de Estado e eu continuarei mantendo os contatos que tenho tido regularmente com ele”, afirmou Vieira em Belém, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na conferência climática das Nações Unidas COP30.

O governo espera para breve uma reunião mais ampla de negociação não apenas com Vieira e Rubio, mas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente Geraldo Alckmin. A expectativa é que aconteça até a semana que vem, mas ainda não há nada marcado.

Após um encontro presencial entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, na Malásia, no mês passado, os governos brasileiro e norte-americano se comprometeram a realizar novas rodadas de negociações após Trump impor tarifas comerciais de 50% a uma série de importações brasileiras para os Estados Unidos.

Na terça-feira, em entrevista à Reuters e outras agências internacionais, Lula afirmou que espera para breve a ida dos seus negociadores a Washington. Disse ainda que vai esperar até o final da COP30, onde está para a cúpula de líderes, para verificar se há avanços nas negociações. Se isso não acontecer, afirmou, irá telefonar diretamente para Trump para tentar acelerar as coisas.

Perguntado se nas conversas com Rubio irá entrar também a questão da Venezuela, Vieira afirmou que as conversas têm se restringido às questões comerciais.

O ministro confirmou ainda a ida de Lula à Cúpula da Comunidade dos Estados Iberoamericanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia, nos próximos dia 9 e 10, e que essa reunião vai tratar de Venezuela. Segundo Vieira, será um encontro de “solidariedade” à Venezuela e para ressaltar que a América Latina é uma região de paz, após os ataques militares dos EUA contra embarcações no Caribe, perto da costa venezuelana, que Washington alega se tratar de navios transportando drogas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mulher emocionada diante de um mosaico de flores e borboletas, no momento de oração ou despedida com objetos de uma cerimônia de despedida.

Moraes determina que PF investigue crime organizado no Rio de Janeiro

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira que a Polícia Federal investigue a atuação do crime organizado no Rio de Janeiro, inclusive eventuais conexões com o poder público. Segundo Moraes, é preciso apurar indícios concretos de crimes com repercussão interestadual e

Vista aérea de uma orla com prédios históricos coloridos, barcos na água e pôr do sol, destacando uma paisagem urbana costeira no Brasil.

São Paulo recebe líderes empresariais enquanto COP30 se prepara para iniciar em Belém

SÃO PAULO (Reuters) – Enquanto os líderes mundiais se reúnem no Brasil para as negociações sobre as mudanças climáticas da COP30, líderes empresariais e financeiros que devem financiar a luta contra o aquecimento global estão, deliberadamente, do outro lado do país. Muitos dos executivos que participaram das recentes cúpulas climáticas

Elementos visuais de país, com bandeira brasileira e malásia, durante evento com discurso, destacando relações internacionais.

Brasil lança plano para aumentar financiamento climático para US$1,3 trilhão por ano

Por Lisandra Paraguassu e Sudarshan Varadhan e Simon Jessop BELÉM (Reuters) – Depois de um ano de negociações, o Brasil, anfitrião da COP30, apresentou na quarta-feira um plano para aumentar o financiamento climático para US$1,3 trilhão por ano e enfrentou vários sinais iniciais do cenário político desafiador enquanto a cidade

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.