thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Fazenda prevê mais inflação e menos crescimento em 2025

Pessoas caminhando em frente ao Ministério da Fazenda, uma importante instituição pública no Brasil, refletindo o ambiente urbano.

BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Fazenda elevou sua projeção para a inflação deste ano e reduziu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto, mostrou boletim divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) nesta quinta-feira.

A Fazenda agora projeta que a inflação medida pelo IPCA fechará 2025 em 4,8%, acima do teto da meta do Banco Central de 4,5% e ante previsão anterior, divulgada em novembro, de 3,6%.

Em 2024, o IPCA acumulou alta de 4,83%. A SPE destacou que a inflação seguirá resiliente diante de efeitos defasados da depreciação cambial e do ritmo aquecido da atividade.

Segundo o documento, a expectativa é de desaceleração dos preços de alimentos, devido a perspectivas mais positivas para o clima e para a produção agrícola, e estabilidade no setor de serviços, em razão da desaceleração de preços sensíveis aos efeitos da alta da Selic nos mercados de crédito e trabalho.

Já a previsão para o PIB foi reduzida de 2,5% para 2,3%, refletindo, segundo a SPE, o ciclo contracionista das políticas fiscal e monetária.

“Atividades cíclicas, mais dependentes da dinâmica do crédito, da massa de rendimentos e de transferências, tendem a ser especialmente afetadas pelo aumento nos juros e por menores estímulos fiscais”, disse a secretaria.

“Atividades não-cíclicas, como a produção agropecuária e extrativa, devem crescer em ritmo expressivo em 2025. A expansão dessas atividades não só deve garantir que o crescimento não se distancie muito do potencial, como também tende a exercer um efeito desinflacionário devido à maior oferta de produtos.”

(Por Victor Borges)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem falando ao microfone durante uma entrevista ou palestra, usando terno e gravata azul, com cabelo grisalho e expressão séria.

Haddad diz que núcleo da inflação continua elevado e que BC está agindo de acordo

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que o núcleo da inflação permanece relativamente alto, refletindo pressões persistentes, e destacou que o Banco Central está agindo de acordo. As declarações foram feitas em comunicado por escrito que marca a participação do país na reunião anual

Pessoa contando e organizando pilhas de dinheiro de 100 dólares em uma mesa de madeira, com uma luz branca ao lado.

Dólar tem leve baixa ante o real em sintonia com o exterior

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar iniciou esta quarta-feira com tendência de baixa em todo o mundo, incluindo no Brasil, com os agentes ainda repercutindo comentários da véspera do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, considerados “dovish” (brandos). Às 9h46, o dólar à vista caía 0,08%, aos R$5,4667 na venda.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.