thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula veta aumento em número de deputados

Reunião internacional de empresários e líderes mundiais em grande conferência, com participantes de diferentes países e um painel de oradores ao fundo.

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o aumento no número de deputados federais dos atuais 513 para 531 que foi recentemente aprovado pelo Congresso Nacional, mostrou edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.

Na mensagem de veto, encaminhada ao presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), Lula disse ter consultado a Advocacia-Geral da União (AGU), além dos ministérios da Justiça, da Fazenda e do Planejamento.

O presidente considerou o aumento no número de parlamentares inconstitucional e citou a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.

“Ao prever a ampliação do número de parlamentares, a medida acarreta aumento de despesas obrigatórias, sem a completa estimativa de impacto orçamentário, de previsão de fonte orçamentária e de medidas de compensação, onerando não apenas a União, mas também entes federativos”, afirma a mensagem.

Caberá agora ao Congresso Nacional, em sessão conjunta, decidir se mantém ou derruba o veto do presidente.

O veto de Lula tem potencial de criar uma nova frente de atrito entre Executivo e Legislativo, após o embate envolvendo o decreto presidencial que aumentou a alíquota do imposto sobre operações financeiras (IOF), derrubado pelo Congresso, levando o governo a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu liminar que retoma a vigência da maior parte do decreto.

O aumento no número de cadeiras na Câmara é amplamente impopular. Segundo pesquisa do instituto Quaest, encomendada pela corretora Genial Investimentos e divulgada na quarta, 85% dos entrevistados desaprovam o aumento no número de deputados aprovado pelo Congresso, enquanto apenas 9% aprovam.

 

(Por Eduardo Simões)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma balança de justiça ao lado de um livro e um martelo de juiz, com a bandeira do Brasil ao fundo, simbolizando o sistema jurídico brasileiro e o poder da justiça no país. Representando a independência do Brasil

A Independência do Brasil e as Primeiras Leis: O que mudou no Direito?

Proclamada em 1822, a Independência do Brasil representou muito mais do que uma mera separação política de Portugal. Foi um marco profundo que iniciou transformações significativas em várias áreas da sociedade brasileira, especialmente no campo do Direito. Com a Independência, teve início, em território nacional, a trajetória constitucional própria: foi

Homem pensativo com braços cruzados usando relógio de pulso preto, vestido com camiseta preta, de cabelo curto e barba rala, em ambiente urbano.

STF condena Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro por cinco crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado após sua derrota na eleição de 2022, impondo um duro golpe ao líder de direita, que já está

Imagem de Donald Trump ao ar livre, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, fazendo sinal de despedida ou cumprimento com a mão. Fundo com árvores e céu claro.

Trump diz estar insatisfeito com condenação de Bolsonaro em julgamento no STF

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar surpreso e insatisfeito com o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido condenado por uma maioria de ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira por planejar um golpe de Estado para permanecer no

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.