thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula recebe telefonema de Putin para compartilhar informações sobre reunião com Trump

putin e lula

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira, informou o Palácio do Planalto.

De acordo com nota, Putin compartilhou com Lula, na ligação de cerca de 30 minutos, informações sobre a reunião que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira, no Alasca, que o líder russo avaliou como positiva.

“O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia”, informou a nota do Planalto.

O presidente russo já havia telefonado para Lula em 9 de agosto, quando trataram do conflito na Ucrânia, da cooperação entre os dois países no Brics e do cenário político e econômico internacional, segundo nota do Planalto.

Na ocasião, Putin também compartilhou informações sobre suas discussões em curso com os Estados Unidos e os “recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia”.

Putin manteve contatos telefônicos com alguns líderes antes de seu encontro com Trump, na semana passada. Nesta segunda, já telefonou para Lula, e outros líderes do Brics.

Lula, por outro lado, tem mantido conversas com outros líderes na esteira da imposição, por parte de Trump, de tarifas sobre os produtos de diversos países que entram nos EUA.

No caso do Brasil, Trump impôs uma tarifa de 50%, a mais elevada globalmente, com níveis mais baixos para setores como aeronaves, energia e suco de laranja, vinculando a medida ao que ele chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, entre outros temas.

Além de Putin, Lula também discutiu o papel do Brics com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da China, Xi Jinping.

Em entrevista à Reuters há quase duas semanas, Lula afirmou que, como presidente do Brics até o final deste ano, falaria com vários presidentes sobre o tema. Questionado se estaria havendo uma articulação entre os países do Brics, respondeu: “Ainda não tem, mas vai ter.”

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo, e Maria Carolina Marcello, em Brasília)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mulher fazendo discurso na conferência 'Preserving Peace Defence Readiness' com fundo que mostra a frase no painel.

UE propõe projetos de defesa para combater drones e proteger fronteira oriental

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia propôs na quinta-feira quatro projetos de defesa emblemáticos — incluindo um sistema contra drones e um plano para fortificar a fronteira oriental — como parte de uma iniciativa para preparar o continente para se defender até 2030. As propostas, em um “roteiro” de política

Fachada do Ministério da Fazenda com duas pessoas caminhando na calçada à frente da construção, rodeada por árvores e céu azul.

Fazenda oficializa criação de secretaria voltada para mercado de carbono

BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Fazenda oficializou nesta quinta-feira a criação da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono, responsável pela gestão do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). A Fazenda informou em nota que a secretaria será liderada pela economista Cristina Reis, que

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.