thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula reitera defesa de soberania e neutralidade do Canal do Panamá

Líderes mundiais se cumprimentando durante uma cerimônia oficial, com policiais uniformizados formando uma guarda de honra ao lado. Momento de diplomacia e cordialidade entre representantes de países.

28 Jan (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quarta-feira a soberania do Panamá sobre o Canal do Panamá e reiterou a necessidade de manter a neutralidade da passagem marítima.

“Nosso país apoia integralmente a soberania do Panamá sobre o canal”, disse Lula em declaração à imprensa ao lado do presidente do Panamá, José Raúl Mulino.

“Defender a neutralidade do canal é defender um comércio internacional justo, equilibrado e baseado em regras multilaterais.”

O Canal do Panamá é via marítima artificial que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Logo que tomou posse, no ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou assumir seu controle, alegando que o canal estaria sendo operado pela China.

O canal foi construído pelos EUA no início do século 20 e entregue ao Panamá no final de 1999, após um tratado de 1977.

 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcello, em Brasília)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem da fachada do Banco Central do Brasil com fachada moderna, com uma pessoa caminhando na calçada e um aviso de piso molhado na frente do prédio.

Estoque de crédito no Brasil sobe 1,8% em Dezembro, diz BC

O estoque total de crédito no Brasil subiu 1,8% em dezembro sobre o mês anterior, divulgou o Banco Central nesta quinta-feira. No mês, a inadimplência no segmento de recursos livres ficou em 5,4% e o spread bancário no mesmo segmento foi de 33,6 pontos percentuais.  

Plataforma de petróleo offshore no oceano, com equipamentos de extração e torre de perfuração, em mar aberto com céu claro ao fundo.

Petrobras eleva reservas provadas para 12,1 bilhões de boe em 2025

SÃO PAULO, 28 Jan (Reuters) – A Petrobras informou nesta quarta-feira que suas reservas provadas fecharam 2025 em 12,1 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás), versus 11,4 bilhões de boe em 2024, de acordo com fato relevante. Do total, 84% são de óleo e condensado e 16%

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.