thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula diz que pagamento à África por escravidão não pode ser medido em dinheiro, mas em solidariedade

Lula e o presidente de outro país em reunião oficial, sorrindo e trocando aperto de mãos, com bandeiras ao fundo representando seus países.

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o pagamento à África pela escravidão dos negros africanos no Brasil, abolida em 1888, não pode ser medido em dinheiro, mas em solidariedade e alinhamento político, econômico e cultural.

Em discurso durante declaração conjunta em Brasília, ao lado do presidente da Nigéria, Bola Tinubu, Lula defendeu a colaboração com o continente africano por meio de transferência de tecnologia e de conhecimento.

“O Brasil tem noção do que significa a nossa história, a nossa cultura, o nosso jeito de ser, a nossa cor, a nossa alegria, a nossa música com 350 anos de escravidão a que o povo negro africano foi submetido aqui no Brasil. E a única forma da gente pagar, não pode ser mensurada em dinheiro, tem que ser mensurada em solidariedade, tem que ser mensurada em alinhamento político, econômico e cultural”, disse Lula.

“Porque o Brasil tem que ajudar a África transferindo tecnologia, transferindo conhecimento”, acrescentou.

Tinubu está em visita oficial ao Brasil na qual foram assinados acordos em diversas áreas entre os governos brasileiro e nigeriano.

 

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

cop30 e direito ambiental

Direito Ambiental em Xeque: 5 temas em Alta na COP30

Após meses de expectativa e desafios, novembro marca o início da COP30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Este encontro global foi criado para que os países discutam soluções concretas para enfrentar a crise climática e evitar a extinção em massa

Vista panorâmica de Londres ao entardecer, mostrando prédios históricos, uma roda gigante iluminada e uma atmosfera com céu lilás e enevoado.

Parlamentares da UE apoiam maior enfraquecimento da lei de sustentabilidade

Por Philip Blenkinsop e Kate Abnett BRUXELAS (Reuters) – Os parlamentares da União Europeia apoiaram novos cortes na lei de sustentabilidade corporativa do bloco na quinta-feira, após meses de pressão das empresas e de alguns governos exigindo que a UE enfraquecesse suas regras. A diretiva de due diligence de sustentabilidade

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.