thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lira cria grupos de trabalho para debater regulamentação da reforma tributária

Foto do deputado Arthur Lira de olhos fechados

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), formalizou nesta terça-feira a criação dos grupos de trabalho na Casa que irão debater as propostas de regulamentação da reforma tributária.

Em publicações na rede social X, Lira anunciou a criação dos dois grupos, com sete membros cada, que ficarão responsáveis pela discussão do detalhamento das regras gerais já definidas quando o Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional da reforma tributária.

“Após ouvir os partidos e o Colegio de Líderes da Câmara dos Deputados constituí o Grupo de Trabalho que analisará e debaterá o PLP 68/24, que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS)”, disse o presidente da Câmara em uma das publicações.

“Constituí também o Grupo de Trabalho para tratar do Projeto de Lei Complementar relativo ao Comitê Gestor e à distribuição da receita do IBS, que terá 60 dias para concluir seu trabalho”, informou, em outra publicação.

A reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional substitui PIS e Cofins (federais) por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), além de aglutinar ICMS (estadual) e ISS (municipal) em um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Também define que será criado um imposto seletivo, a ser cobrado na produção ou comercialização de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.

Está prevista ainda a implementação de um conselho federativo, que ficará a cargo de centralizar o recolhimento do IBS, efetuar a compensação de débitos e créditos e distribuir a receita a Estados e municípios.

A efetiva implementação do novo sistema ocorrerá após um período de transição e ainda dependerá da aprovação dessas leis complementares de regulamentação.

 

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de várias bandeiras de países diferentes ao vento sob céu claro, representando diversidade e união internacional.

Dia da ONU 2025: Como o Direito Internacional Evolui com as Iniciativas da ONU

O “Dia das Nações Unidas”, celebrado em 24 de outubro, marca a entrada em vigor da Carta da ONU de 1945, um marco histórico que modificou o cenário internacional pós-Segunda Guerra Mundial. Completando 80 anos desde sua criação, o “Dia da ONU” é um convite para repensar o papel central

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.