thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Kremlin critica discurso “confrontacional” de Macron sobre ameaça russa e armas nucleares

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, durante um evento público, reconhecido por sua influência na política russa.

MOSCOU (Reuters) – O Kremlin condenou nesta quinta-feira o que chamou de discurso altamente confrontacional do presidente da França, Emmanuel Macron, no qual ele chamou a Rússia de ameaça à Europa e disse que Paris consideraria colocar outros países sob sua proteção nuclear.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os comentários do líder francês, em um discurso à nação na quarta-feira, foram uma indicação de que Paris está procurando prolongar a guerra na Ucrânia.

“O discurso é realmente extremamente confrontacional. Dificilmente pode ser percebido como um discurso de um chefe de Estado que está pensando na paz”, disse Peskov aos repórteres.

“Em vez disso, pelo que foi dito, pode-se concluir que a França está pensando mais em guerra, em continuar a guerra.”

Macron, disse ele, omitiu fatos importantes e não mencionou as próprias “preocupações e temores legítimos” da Rússia sobre a expansão da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o leste, em direção às fronteiras da própria Rússia.

Sob o comando de Macron, a França forneceu armas para a Ucrânia e disse que está preparada para considerar o envio de tropas para ajudar a garantir a implementação de qualquer acordo de paz. A Rússia afirmou que a presença de tropas de países da Otan seria inaceitável.

Macron também disse no discurso de quarta-feira que a França está pronta para discutir a extensão da proteção de seu arsenal nuclear a outros países europeus.

Peskov disse que isso equivalia a uma “reivindicação de liderança nuclear na Europa” que, segundo ele, é “muito, muito confrontacional”.

(Reportagem de Dmitry Antonov)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um martelo de juiz sobre uma mesa de tribunal, simbolizando justiça e lei, com iluminação quente ao fundo. Representa o sistema judicial e processos legais.

PL da Dosimetria: Entenda os principais pontos de mudança na Lei

O PL da Dosimetria (Projeto de Lei nº 2.162/2023) foi aprovado no Senado Federal em 17 de dezembro de 2025, por 48 votos favoráveis e 25 contrários. O texto, que altera as regras de progressão de regime para pessoas apenadas, modifica o cálculo da pena (dosimetria) e ajusta normas de

Sessão plenária do Senado Federal com senadores e senadoras discutindo e votando projetos importantes em Brasília, com painéis de votação e ambiente formal.

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para sexta-feira

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 no Congresso Nacional foi adiada para a sexta-feira, informaram as agências Câmara e Senado. A votação estava prevista para esta quinta-feira, mas antes de ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, o projeto

Homem de terno e gravata em um ambiente de escritório, com expressão séria, representando um profissional de negócios no contexto do mundo corporativo.

Câmara declara perda do mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Maria Carolina Marcello BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ). Ato da Mesa publicado no Diário Oficial da Câmara declara que decisão foi tomada por conta das faltas dos parlamentares

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.