thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça de SP manda Enel restabelecer energia imediatamente; empresa prevê normalizar fornecimento no fim do domingo

Árvore caiu sobre carro estacionado na rua, causando danos ao veículo e bloqueando a calçada, na cidade.

SÃO PAULO, 13 Dez (Reuters) – A Justiça de São Paulo determinou o restabelecimento imediato do fornecimento de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo pela concessionária Enel [ENEI.MI] em serviços e locais essenciais, como hospitais, escolas e sistemas de abastecimento de água e saneamento, sob pena de multa de R$200 mil por hora pelo descumprimento.

Uma forte ventania na quarta-feira afetou o fornecimento de energia elétrica para mais de 2 milhões de consumidores da distribuidora, que atende mais de 8 milhões de clientes. Neste sábado, dados da plataforma da Enel São Paulo das 11h05 mostravam cerca de 450 mil clientes sem energia.

A decisão judicial, concedida na véspera em tutela de urgência, determinou que, se não houver condições técnicas, a normalização do serviço deve ocorrer em até quatro horas para tais clientes — que incluem ainda delegacias, presídios, eletrodependentes e locais que concentram pessoas vulneráveis.

A juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha, da 31ª Vara Cível do Foro Central Cível, também determinou o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em todas as demais unidades consumidoras em 12 horas, mesmo prazo dado para a Enel informar a estimativa de restabelecimento, com atualização contínua.

As determinações passam a valer após a companhia tomar ciência da decisão.

Neste sábado, a Enel afirmou não foi intimada da decisão e que está trabalhando para restabelecer o serviço e normalizar o fornecimento aos consumidores atingidos pelo evento meteorológico dos dias 10 e 11 de dezembro até o fim do domingo.

A companhia também acrescentou que, desde a manhã de quarta-feira, mobilizou um número recorde de equipes em campo, chegando a quase 1.800 times ao longo do dia de quinta-feira.

Com as conexões e religamentos realizados até agora, a empresa afirmou que restabeleceu o serviço para cerca de 3,1 milhões de clientes afetados pelo vendaval, utilizando sistemas de automação e com o trabalho intensivo das equipes em campo.

MEDIDAS MAIS GRAVOSAS

De acordo com a decisão da Justiça de São Paulo, o descumprimento implicará execução imediata da multa, comunicação à Aneel e aos órgãos de defesa do consumidor, além da adoção de “medidas mais gravosas, como bloqueio de valores, intervenção judicial e apuração de responsabilidade civil e criminal”.

No despacho sobre a decisão, a juíza afirma que a duração excessiva da interrupção por mais de 72 horas, “sem plano de contingência eficaz e sem comunicação minimamente adequada, evidencia grave falha estrutural”.

“Eventos climáticos severos, embora previsíveis nesta época do ano, exigem preparo prévio, estoque de materiais, logística de equipes e coordenação com o Poder Público e a Defesa Civil. O histórico recente demonstra que a concessionária não aprendeu com os episódios anteriores nem dimensionou sua estrutura para o período crítico de chuvas e festas, quando a demanda por respostas rápidas é absolutamente previsível”, afirma.

A queda no fornecimento de energia também impacta ainda o bombeamento de água em parte da capital e algumas cidades da região metropolitana de São Paulo, de acordo com a empresa de saneamento Sabesp.

 

(Por Rodrigo Viga Gaier)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.