thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Instalações de novas eólicas ficam aquém do esperado, apesar de atingir recorde, diz órgão setorial

Paisagem com parques eólicos ao fundo, mostrando turbinas energéticas contra um céu nublado, representando energia renovável e sustentabilidade.

LONDRES (Reuters) – Um recorde de 117 gigawatts (GW) de capacidade de energia eólica foi instalado em todo o mundo no ano passado, um pouco mais do que em 2023, mas muito menos do que o necessário para atingir as metas de descarbonização da energia, informou um relatório do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) nesta quarta-feira.

Várias organizações, incluindo o GWEC, têm alertado que a taxa de progresso atual em direção às fontes renováveis de energia não é suficiente para conter o aquecimento global.

Segundo o GWEC, a instalação de nova capacidade por ano precisaria atingir cerca de 320 GW para que a meta das Nações Unidas de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030 seja alcançada.

O GWEC disse que a incerteza ligada às tarifas dos EUA poderia limitar o progresso.

A nova capacidade instalada aumentou ligeiramente em relação aos 116,6 GW observados em 2023, de acordo com o relatório.

O crescimento do ano passado compreendeu 109 GW de capacidade eólica onshore e 8 GW de capacidade eólica offshore, elevando a capacidade global acumulada de energia eólica para 1.136 GW.

A China instalou a maior parte da energia eólica em 2024, com 79,8 GW, seguida pelos Estados Unidos, com quase 4,1 GW.

O GWEC prevê uma taxa de crescimento média composta de 8,8% para o setor eólico até 2030, com mais 981 GW de capacidade adicionada em todo o mundo até lá.

(Reportagem de Nina Chestney)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem sorridente com barba branca e cabelo grisalho, vestindo terno azul e gravata listrada, falando em evento com fundo de plantas verdes e bandeira do Brasil

Lula indica Jorge Messias para vaga no STF

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria antecipada do ex-presidente da corte Luís Roberto Barroso, informou o Palácio do

Khadija Uree e Ursula von der Leyen em um evento oficial, trocando cumprimentos com bandeiras do Reino Unido, União Europeia e África ao fundo, simbolizando uma reunião diplomática entre líderes.

UE defenderá OMC mais forte ao apoiar comércio baseado em regras, diz Von der Leyen

JOHANESBURGO (Reuters) – A União Europeia ainda apoia o comércio mundial baseado em regras e defenderá uma Organização Mundial do Comércio (OMC) mais forte, reformada e relevante na cúpula do G20, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira. Ela acrescentou que a UE está trabalhando

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.