thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Impacto das tarifas sobre países em desenvolvimento pode ser “catastrófico”, diz agência de comércio da ONU

Navio cargueiro atracado em um porto com contêineres coloridos, cercado por guindastes e água. A cena retrata a movimentação portuária típica.

Por Olivia Le Poidevin

GENEBRA (Reuters) – Tarifas abrangentes sobre as importações impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e contramedidas podem ter um impacto “catastrófico” sobre os países em desenvolvimento, atingindo mais gravemente do que os cortes de ajuda externa, afirmou a diretora da agência de comércio das Nações Unidas nesta sexta-feira.

O comércio global pode encolher de 3-7% e o produto interno bruto global 0,7%, sendo os países em desenvolvimento os mais afetados, disse o Centro de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês).

“Isso é enorme”, declarou Pamela Coke-Hamilton, diretora executiva do Centro de Comércio Internacional, à Reuters. “Se essa escalada entre a China e os EUA continuar, resultará em uma redução de 80% no comércio entre os países, e o efeito cascata disso em toda a linha pode ser catastrófico.”

Os mercados globais permaneciam em turbulência nesta sexta-feira. Trump anunciou esta semana uma pausa de 90 dias nas tarifas de dezenas de países, mas aumentou as tarifas sobre os produtos chineses para uma taxa efetiva de 145%. Nesta sexta, Pequim aumentou suas tarifas sobre as importações dos EUA para 125% em uma guerra comercial que ameaça comprometer as cadeias de suprimentos globais.

“As tarifas podem ter um impacto muito mais prejudicial do que a remoção da ajuda externa”, disse Coke-Hamilton, alertando que as economias em desenvolvimento correm o risco de retroceder nos ganhos econômicos obtidos nos últimos anos.

Alguns dos países menos desenvolvidos do mundo, incluindo Lesoto, Camboja, Laos, Madagascar e Mianmar, podem procurar melhorar as relações comerciais regionais para absorver a perda de parte do mercado dos EUA para suas exportações, disse o ITC.

Bangladesh, o segundo maior exportador de vestuário do mundo, poderá perder US$3,3 bilhões em exportações anuais para os EUA até 2029 se a tarifa norte-americana de 37% permanecer após a pausa, segundo dados do ITC. O país pode procurar os mercados europeus como alternativa, pois eles ainda têm potencial de crescimento, sugeriu Coke-Hamilton.

As projeções do ITC, agência conjunta da Organização Mundial do Comércio e das Nações Unidas que busca ajudar os países a se desenvolverem por meio de exportações, baseiam-se em dados coletados antes da pausa de 90 dias de Trump e dos aumentos subsequentes das tarifas sobre as importações chinesas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de dinheiro com retrato de George Washington, destacando o valor alto e características de uma nota de grande valor.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Homem dirigindo um carro ao ar livre, com paisagem de campo ao fundo. Pessoa de cabelo grisalho, sorrindo levemente enquanto contempla a direção.

Departamento de Justiça dos EUA divulga nova remessa dos arquivos de Epstein

Por Brad Heath WASHINGTON, 23 Dez (Reuters) – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um novo conjunto de documentos de suas investigações sobre o falecido financista e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, incluindo vídeos de câmeras de circuito interno e registros legais. A mais recente divulgação envolve cerca

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.