thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ibovespa encerra primeiro pregão do ano no vermelho; Petrobras sobe

Imagem mostrando um operador observando gráficos em uma tela de mercado financeiro, evidenciando as flutuações nos índices de ações.

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa encerrou o primeiro pregão do ano em queda, chegando a tocar uma mínima em mais de seis meses nesta quinta-feira, embora o desempenho positivo das ações da Petrobras tenha limitado um declínio mais acentuado.

Referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa fechou com variação negativa de 0,13%, a 120.125,39 pontos, tendo marcado 119.119,53 pontos na mínima, menor patamar intradia desde junho de 2024, e 120.781,81 pontos na máxima da sessão.

O volume financeiro somou 19,44 bilhões de reais, em dia de liquidez ainda reduzida na volta do feriado de Ano Novo.

No curto e médio prazos, o indicador segue em tendência de baixa, podendo alcançar o suporte imediato em 118.685 pontos, afirmou Igor Graminhani, analista da Genial Investimentos, em análise técnica nesta quinta-feira.

O movimento desta quinta acompanhou a piora em Wall Street, que abriu em alta, mas depois inverteu sinal, com investidores embarcando no novo ano enfrentando as correntes cruzadas de dados sólidos do mercado de trabalho dos Estados Unidos, a alta do dólar e a queda das ações da Tesla.

Para o analista de investimentos Gabriel Mollo, da Daycoval Corretora, o avanço dos preços do petróleo no mercado externo, refletido nos papéis da Petrobras — de grande peso no índice brasileiro — conteve uma queda maior para o indicador.

Na cena doméstica, os investidores seguem atentos a qualquer notícia vinda do Congresso ou do governo sobre a situação fiscal do país, segundo Mollo. “Esse é o principal ‘driver’ que tem trazido volatilidade para o mercado”, afirmou.

A B3, operadora da bolsa paulista, divulgou nesta quinta-feira a última prévia da nova carteira do Ibovespa, com a entrada das ações da Marcopolo e da Porto Seguro e a exclusão dos papéis da Alpargatas e da Eztec. A carteira definitiva vai vigorar de 6 de janeiro a 2 de maio.

 

DESTAQUES

PETROBRAS PN avançou 1,6% e PETROBRAS ON subiu 2,82%, apoiadas na forte alta dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent encerrou com elevação de 1,73%, a 75,93 dólares, em meio a otimismo sobre a economia da China e a demanda por combustíveis após uma promessa do presidente Xi Jinping de promover o crescimento. A estatal informou nesta quinta-feira que concluiu acordo com a Prio para permitir que a empresa passe a utilizar a infraestrutura de gasodutos da Bacia de Campos para escoar e processar o gás natural proveniente dos campos de Frade e Albacora Leste. PRIO ON subiu 1,54%.

BRAVA ENERGIA ON caiu 0,47%, após três pregões de alta. A empresa disse na véspera que iniciou a produção do FPSO Atlanta, localizado no campo de mesmo nome, na Bacia de Santos. Segundo relatório de analistas do BTG Pactual, o início da produção é um marco significativo para a Brava e posiciona o campo como uma pedra fundamental em seu portfólio offshore.

ENEVA ON afundou 9,31%, chegando a atingir uma mínima intradia desde maio de 2020, após o Ministério de Minas e Energia divulgar as regras finais para a realização de um leilão para contratar mais potência para o sistema elétrico brasileiro, algumas das quais impediriam a Eneva de tentar recontratar certas usinas do complexo Parnaíba, no Maranhão.

ITAÚ UNIBANCO PN cedeu 0,47%, enquanto, na contramão, BRADESCO PN subiu 0,79%.

VALE ON caiu 0,55%, apesar do avanço do minério de ferro, com o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrando as negociações do dia com alta de 0,64%, a 782 iuanes (107,14 dólares) a tonelada.

MAGAZINE LUIZA ON perdeu 1,08%, após terminar 2024 com um dos piores desempenhos do Ibovespa no ano, com queda acumulada de quase 70%.

– CVC ON subiu 8,7%, maior alta percentual do índice, após quatro pregões seguidos de queda e depois de ter acumulado perda de mais de 60% em 2024, seu sexto ano consecutivo de desvalorização.

GOL PN, que não faz parte do Ibovespa, subiu 5,38%, depois de anunciar que chegou a um acordo para equacionar seu débitos fiscais que prevê o parcelamento de débitos estimados em 5,5 bilhões de reais. No setor, AZUL PN avançou 2,82%.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um protesto pedindo a libertação de Mahmoud Khalil, com um cartaz em destaque. O fundo mostra pessoas reunidas, reforçando a manifestação.

Juiz exige que governo Trump detalhe base legal para deportar ativista palestino

(Reuters) – Um juiz federal instruiu a gestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira a detalhar o precedente legal para seu plano de deportar Mahmoud Khalil, um ativista palestino cuja presença no país pode prejudicar os interesses da política externa norte-americana, segundo alega o governo. O juiz

O príncipe Mohammed bin Salman apresentando o projeto THE LINE, uma cidade futurista da Arábia Saudita que promete inovação e sustentabilidade.

Arábia Saudita evita aderir ao Brics de olho em laços vitais com EUA

A Arábia Saudita não aderiu formalmente ao bloco Brics, apesar de ter participado de uma reunião no Brasil na semana passada, segundo duas fontes, o que poderia perturbar Washington, no momento que Riad busca fechar acordos com seu aliado Estados Unidos. A questão da participação no Brics tem sido diplomaticamente

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.