thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Era da inteligência artificial chega à construção civil

Imagem de um prédio em construção com estrutura de concreto, cercado por árvores e um céu claro ao fundo, destacando-se na paisagem urbana.

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) – O uso de agentes de inteligência artificial, especialmente na forma de assistentes virtuais, tem ganhado força na construção civil, com empresas focadas em empreendimentos residenciais promovendo esforços para tornar a tecnologia um dos pilares para ganhos de eficiência.

Agentes de IA são sistemas autônomos capazes de realizar tarefas específicas sem intervenção humana. Na construção civil, a adoção dessa tecnologia no Brasil tem sido mais voltada para áreas como vendas, jurídico e recursos humanos, em vez de diretamente nos canteiros de obra.

A MRV, por exemplo, uma das maiores construtoras de projetos residenciais do país, passou a adotar a IA generativa para treinar seu chatbot de atendimento a clientes, Mia, pelo qual afirma que cerca de 70% das vendas do grupo passam.

“Em 2023 a gente virou a chave, começamos a olhar para a IA generativa um pouco além dessa parte conversacional”, disse o diretor de tecnologia e transformação digital da MRV, Reinaldo Sima.

O número de responsáveis pela recepção dos “leads” – potenciais clientes – na MRV foi reduzido de 100 para 20 com o apoio da Mia, disse o executivo se referindo à equipe que redireciona os possíveis clientes que passam pelo chatbot para os mais de 5 mil corretores da companhia no Brasil.

Com a redução dessa equipe permitida pela ferramenta, a MRV transferiu “essas pessoas para outras atividades que são de maior valor agregado”, afirmou.

Além da Mia, a construtora tem outros agentes de IA, como a assistente virtual Susi, o suporte a corretores Marco e o “Melhor Amigo da Obra”, que apoia no processo construtivo. Todas essas ferramentas são integradas a uma plataforma criada em conjunto com a Adalink, startup brasileira de IA criada em 2024.

Já a Direcional começou a usar a IA de forma mais abrangente em 2024, com aplicações no atendimento a clientes por meio de canais digitais e telefônicos, o que resultou em uma redução média de 25% no tempo de qualificação de um lead.

O grupo também tem usado a tecnologia em processos de recrutamento e seleção e para apoio no departamento jurídico.

De acordo com o superintendente de núcleo digital da Direcional, Eduardo Mocarzel, a automação de processos em diferentes áreas da companhia já devolveu mais de 10 mil horas de trabalho para as equipes mensalmente.

Desde o ano passado o grupo tem adotado a IA como “um dos pilares centrais da sua jornada de transformação digital”, consolidando soluções focadas em eficiência operacional, experiência do cliente e escalabilidade, segundo o executivo.

A construtora Tenda, que tem a assistente virtual Tais desde 2020, começou a trabalhar grandes modelos de linguagem (LLMs) de IA com maior ênfase este ano, com o lançamento de uma plataforma que integra tecnologias como ChatGPT, Claude e Gemini em um ambiente privado da Tenda, também junto à Adalink.

“Faz mais ou menos um ano que a gente está olhando para projetos nesse sentido e faz seis meses que a gente intensificou mais a agenda nas operações corporativas”, disse Igor Gomes, diretor de tecnologia da informação da Tenda.

A Tenda agora trabalha para capacitar suas equipes a criar agentes digitais dentro da plataforma, visando o desenvolvimento de ferramentas automatizadas que solucionem problemas do dia a dia, disse Gomes. O executivo destacou como exemplo o uso de agentes para a interpretação de documentos jurídicos e a compilação de grandes volumes de informações na área de recursos humanos.

Segundo o executivo, a construtora também está desenvolvendo um agente para a área de captação de leads e geração de vendas.

ALTO PADRÃO

No segmento de alto e médio padrões, a construtora e incorporadora Eztec lançou em outubro do ano passado a ferramenta conversacional Tec.IA, para apoio a corretores da sua imobiliária Tec Vendas, com cerca de 52% dos empreendimentos do grupo cadastrados na base de dados da plataforma.

A implementação ajudou a Eztec a reduzir pela metade o tempo de conversão em um ciclo de vendas, passando de cerca de um mês para 15 dias, de acordo com o superintendente de incorporação, Tellio Totaro. O próximo passo, segundo ele, é o desenvolvimento de uma aplicação para atendimento ao cliente.

“Quando (o lead) chegar na mão do corretor, já vai chegar com este pré-atendimento feito e com mais qualidade… É um processo que deve iniciar ainda neste ano”, afirmou Totaro.

Os LLMs usados pela Tec.IA também são da OpenAI (ChatGPT), do Google (Gemini) e da Anthropic (Claude), mas diferentemente de Tenda e MRV, que utilizam uma infraestrutura terceira, o desenvolvimento da plataforma é proprietário da Eztec.

DESAFIOS E FUTURO DA IA

Embora a era dos agentes de IA na construção civil seja uma realidade, ela ainda está em seus estágios iniciais e sua aplicação é limitada, especialmente em construtoras menores, segundo o vice-presidente da comissão de materiais, tecnologia e produtividade da Cbic, entidade do setor, Dionyzio Klavdianos.

“Empresas grandes são as que têm mais condições de investir em pesquisa, tecnologia e avanços como inteligência artificial. O grosso do setor da construção civil não tem essa condição de aplicar por conta própria esses avanços”, disse.

O uso em processos de engenharia e nos canteiros de obras também é mais restrito do que em processos administrativos e gerenciais. “Esses estágios da ponta já estão se desenvolvendo mais rápido do que o ‘core’, que é a construção em si”, afirmou.

“Quando você vai para o canteiro mesmo, aí é outra história. Porque a construção civil ainda não é modularizada, ainda não é montada, ela ainda é construída. E aí atrapalha, dificulta.”

Essa perspectiva é compartilhada por Gomes, da Tenda. No entanto, o executivo afirma que a IA deve mudar esse cenário no futuro. “Se você pensar no longo prazo, você pode pensar num modelo onde IA trabalha em automações dentro do canteiro.”

O executivo cita a expectativa de “robotização” da construção civil, onde máquinas poderiam auxiliar na produção e transporte de estruturas, mas que só deve ser alcançada após longa “jornada de digitalização” no setor, o que “por si só já é um desafio”.

“Se você tiver toda essa cadeia bem estruturada, você pode pensar no futuro (em) uma robotização num nível, talvez, como de um centro de distribuição da Amazon, que é muito automatizado. Hoje, o nível de automatização no canteiro é muito baixo.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sessão na Assembleia Geral das Nações Unidas com diplomatas e representantes discutindo temas importantes do Brasil e do mundo, ambiente formal e reunião internacional.

Comissão do Senado aprova retirada de gastos com tarifaço do teto de gastos

BRASÍLIA (Reuters) – A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça-feira projeto de lei complementar autorizando que despesas e renúncias fiscais destinadas pelo governo a empresas impactadas pelo tarifaço dos Estados Unidos fiquem de fora da meta de resultado primário e dos limites de despesa previstos no

Imagem da sessão do plenário do Congresso Nacional do Brasil com deputados e senadores reunidos, painéis de votação digitais e ambiente formal.

Câmara aprova em 2º turno texto-base da PEC da Blindagem

(Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira, em segundo turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê autorização da Câmara ou do Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF) processar deputado ou senador, informou a Agência Câmara de Notícias. Chamada tanto de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.