thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo federal decretará GLO no Rio para cúpula do G20, diz secretário estadual de segurança

Governo federal decretará GLO no Rio para cúpula do G20

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O governo federal deve decretar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro para utilizar as Forças Armadas no esquema de segurança da reunião de cúpula do G20 em novembro na cidade, disse nesta terça-feira o secretário estadual de Segurança do Rio, Victor Santos.

A reunião de cúpula do grupo das 20 principais economias do mundo no Rio ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, com a presença de diversos chefes de Estado.

“O país anfitrião tem como responsabilidade garantir a segurança dos que vem… Provavelmente teremos GLO no município, ela certamente será decretada”, afirmou Santos em entrevista a jornalistas.

A GLO é um tipo de operação militar determinada exclusivamente pelo chefe do Executivo e efetivada pelas Forças Armadas a fim de preservar a ordem pública. Com a GLO, as Forças Armadas poderão fazer toda atividade de policiamento na cidade.

Procurado, o Ministério da Defesa não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre a decretação da GLO.

Nas últimas semanas, a cidade do Rio de Janeiro tem vivido uma onda de casos de violência e criminalidade, incluindo o roubo de ônibus por criminosos para serem usados como barricadas contra a polícia na zona oeste.

Trocas de tiros entre policiais e criminosos têm ocorrido constantemente em diferentes pontos da cidade, muitas vezes fazendo vítimas inocentes.

O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, se reuniu com a cúpula da segurança do Estado nesta terça-feira para analisar os casos de violência na cidade, e prometeu a criação de um grupo de trabalho voltado para ações estruturantes e permanentes contra o crime organizado. O foco principal, segundo ele, será o monitoramento do fluxo financeiro do crime organizado.

Sarrubo se mostrou tranquilo com a segurança de delegações e chefes de Estado do G20, e lembrou os esquemas de segurança bem-sucedidos de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.

“A Secretaria Nacional de Segurança Pública participou de várias reuniões do G20 e temos convicção que tudo ocorrerá da melhor maneira“, disse o secretário.

“Temos a mais absoluta convicção de que o G20 ocorrerá com toda segurança, como é praxe no Brasil. Tivemos Olimpíada, Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos“.

Sarrubo disse que a decretação ou não da GLO para o período do G20 é de competência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que não cabia a ele fazer comentários sobre o tema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

coleção doutrinas essenciais

Doutrinas Essenciais – Precedentes Judiciais

A Thomson Reuters – Revista dos Tribunais apresenta a Coleção Doutrinas Essenciais, uma seleção exclusiva dos melhores artigos, pareceres e estudos jurídicos publicados pela Editora nos últimos anos. Para a coleção de Precedentes Judiciais, contamos com a organização da respeitável jurista Teresa Arruda Alvim, que aceitou gentilmente nosso convite para

Imagem de uma área urbana devastada por uma tempestade, com prédios destruídos, destroços espalhados e ruas com veículos e pessoas, resultando em uma cena de desastre e destruição.

Tornados atingem Região Sul e deixam 6 mortos e mais de 750 feridos no Paraná

SÃO PAULO (Reuters) –Tornados atingiram a Região do Sul na tarde e noite de sexta-feira, deixando pelo menos seis mortos e mais de 750 feridos no Paraná, além de destruição em cidades do oeste de Santa Catarina, segundo informações dos governos estaduais neste sábado. O Paraná foi atingido na véspera

Viajantes no aeroporto olhando o painel de voos no quadro de partidas e chegadas, com malas e documentos, ambiente moderno e movimentado.

Senado dos EUA avança com projeto de lei para encerrar paralisação do governo

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos EUA avançou no domingo com uma medida que visa encerrar a paralisação do governo federal que já dura 40 dias e está deixando os funcionários federais sem trabalho, atrasando a ajuda alimentar e prejudicando as viagens aéreas. Os senadores aprovaram um projeto de lei

Homem sorridente em traje formal com terno e gravata e fazendo sinal de positivo em evento social.

Fundo de Florestas recebe investimento privado de milionário australiano

Por Lisandra Paraguassu BELÉM (Reuters) -O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) receberá o primeiro aporte privado de recursos: US$10 milhões a serem investidos pela fundação filantrópica Minderoo, do milionário australiano Andrew Forrest. Em nota à imprensa, Forrest reforçou que não é uma doação, é um

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.