thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo deve tratar reoneração em PL e quer fim gradual do benefício a partir de 2025, diz Randolfe

Governo deve tratar reoneração em PL e quer fim gradual do benefício a partir de 2025

Por Victor Borges

BRASÍLIA (Reuters) – O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou nesta segunda-feira que o presidente Lula deve chamar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda esta semana para decidir se o governo enviará um projeto de lei sobre a reoneração da folha de salários ao Legislativo.

Randolfe indicou que a tendência é que um projeto seja encaminhado em regime de urgência — o que reduz os prazos de tramitação — e que o texto deve prever uma redução do benefício para a folha de pagamento a partir de 2025.

“Nós temos avançado no entendimento sobre os temas relativos à desoneração ser encaminhada por projeto de lei em regime de urgência. O presidente deve chamar a todos nós, deve chamar também ao ministro Haddad, essa semana para bater o martelo em relação a esse tema”, disse o senador em entrevista a jornalistas após reunião com Haddad na Fazenda.

Questionado sobre como ficarão os prazos da reoneração com a possível apresentação do PL, Randolfe respondeu que, na prática, a reoneração ficaria suspensa ao longo de 2024 com o encaminhamento da proposta. “Por óbvio, o projeto deverá incluir o marco do começo da reoneração que, obviamente, fica aí para o ano próximo”, afirmou.

Mais tarde, Haddad disse que a reoneração seria um dos temas que ele tratará com Lula em uma reunião na terça-feira. Segundo o ministro, o cenário atual é melhor para encontrar uma solução para o tema. Ele também reiterou a importância disso para a continuidade do trabalho da área econômica do governo em conjunto com as medidas já elaboradas.

“O volume de recursos é muito considerável e a gente precisa, em virtude da situação que nós estamos enfrentando do ambiente externo, dar os passos necessários para completar o nosso ciclo fiscal… Eu penso que hoje o ambiente está muito mais favorável para a gente sentar e discutir isso ao longo do próximo mês e quem sabe até finalizar as negociações e concluir esse processo”, disse em entrevista a jornalistas na saída da Fazenda.

O Congresso aprovou em novembro a prorrogação integral do benefício até 2027 a 17 setores da economia, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a iniciativa, contrariando parlamentares. MP encaminhada pelo Executivo no final do ano, após o veto, previa o início da reoneração já em 2024.

Randolfe disse que Lula já conversou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre o tema e que já haveria um acordo com líderes das duas Casas sobre o envio da PL.

Já o fim gradual do programa Perse, que concede benefícios fiscais aos setores de eventos, hotelaria, restaurantes e outros, deve seguir contemplado em uma medida provisória, disse Randolfe. Ele argumentou que o governo não tem condições de arcar com a renúncia fiscal da continuidade do programa, que varia entre 17 bilhões e 30 bilhões de reais segundo estimativas citadas pelo senador.

Rodrigues apontou que a aprovação da reoneração e do fim do Perse são necessários para o equilíbrio das contas públicas e reiterou o compromisso do governo com a meta de déficit primário zero em 2024.

“O governo mantém a mesma linha que tem sustentado anteriormente de perseguir o déficit zero e isso tudo vai depender muito dessas contas que eu vou fechar. Daí a importância da medida provisória 1.202… é o ajuste orçamentário que o Estado brasileiro precisa para nós equilibrarmos as contas e organizarmos as contas para passar e esse primeiro semestre”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Logotipo da Warner Bros. Discovery em uma parede branca com detalhes em azul e amarelo, no evento Warner Bros. Discovery, com pessoas ao fundo.

Warner Bros Discovery processa empresa de IA por roubar Superman e Scooby-Doo

Por Jonathan Stempel (Reuters) – A Warner Bros Discovery processou a empresa de geração de fotos por inteligência artificial Midjourney nesta quinta-feira, dizendo que ela roubou os trabalhos do estúdio para gerar imagens de Batman, Superman, Mulher Maravilha, Pernalonga, Scooby-Doo e outros personagens protegidos por direitos autorais. Em uma queixa

Imagem da Usina Hidrelétrica com reservatório de água e barragens, mostrando o rio e as instalações de geração de energia sob céu parcialmente nublado.

ONS aponta risco crescente de corte de carga e geração de energia no Brasil

Por Leticia Fucuchima SÃO PAULO (Reuters) – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) enxerga uma situação “administrável” para operar o setor elétrico no momento, mas alerta para riscos crescentes de cortes de geração e perda de carga no sistema nos próximos anos, em meio à falta de recursos flexíveis,

Imagem de uma nota de cinco dólares americana com detalhes visíveis, destacando o número 5 e elementos de segurança, com fundo confuso de cores vermelha e branca.

Dólar recua na abertura ante real com mercado à espera de dados dos EUA

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar abriu a sexta-feira em leve baixa ante o real, acompanhando o recuo da moeda norte-americana ante as demais divisas no exterior, com investidores à espera da divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos, que pode consolidar as apostas no corte de juros pelo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.