thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo autoriza renegociação de dívidas de produtores rurais que vencem este ano

Governo autoriza renegociação de dívidas de produtores rurais que vencem este ano

BRASÍLIA (Reuters) – O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta quinta-feira instituições financeiras a renegociarem até 100% das parcelas que vencem este ano de operações de crédito rural de investimento relacionadas à produção de soja, milho e bovinocultura em 17 Estados.

A medida pode ser tomada a critério dos bancos para produtores familiares e empresariais que tenham sido prejudicados por adversidades climáticas ou dificuldades de comercialização. Ela vale para operações contratadas com recursos controlados ao amparo dos programas de investimento rural do BNDES, assim como linhas dos fundos constitucionais.

Em nota, o CMN argumentou que a medida foi necessária porque o clima nas principais regiões produtoras afetou negativamente algumas lavouras nas safra 2023/2024, principalmente de soja e milho, reduzindo a produtividade.

O conselho, formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central, também citou dificuldades relacionadas à queda dos preços de soja, do milho, da carne e do leite em algumas federações.

O CMN informou que, caso todas as parcelas enquadradas nos critérios da resolução sejam prorrogadas, o custo será de 3,2 bilhões de reais, distribuído de 2024 a 2030, valor que será descontado dos recursos a serem destinados à equalização de taxas do plano safra 2024/2025.

 

(Por Isabel Versiani)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Logotipo dasNaçõesUnidas com símbolo mundial e folhagem, representando cooperação internacional e paz

EUA dizem à ONU que vão privar Maduro e cartel de drogas da Venezuela de recursos

Por Michelle Nichols NAÇÕES UNIDAS, 23 Dez (Reuters) – Os Estados Unidos informaram às Nações Unidas nesta terça-feira que vão impor e aplicar sanções “ao máximo” para privar o presidente venezuelano Nicolás Maduro de recursos, enquanto a Rússia alertava que outros países latino-americanos poderiam ser os próximos. O governo do

Imagem de Donald Trump em perfil, com fundo de bandeira americana e decoração clássica, durante evento oficial. Foco na expressão séria e postura de liderança do ex-presidente dos Estados Unidos.

Democratas pedem que Trump reverta destituição em massa de embaixadores dos EUA

Por Humeyra Pamuk WASHINGTON, 24 Dez (Reuters) – Senadores democratas pediram nesta quarta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reverta a destituição de quase 30 embaixadores de carreira, alertando que a medida deixa um perigoso vácuo de liderança que permite que adversários como a Rússia e a China

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.