thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Google desenvolve algoritmo quântico que permite aplicação prática no mundo real

Fachada do edifício Google em uma área urbana, com o logotipo da Google e janelas de vidro refletindo o céu, rodeado por árvores, representando inovação e tecnologia.

Por Max A. Cherney

(Reuters) – O Google disse que desenvolveu um novo algoritmo que pode abrir caminho para aplicações práticas da computação quântica no mundo real e poderá ser capaz de gerar dados exclusivos para uso com inteligência artificial.

O novo algoritmo chamado Quantum Echoes, que roda no chip quântico da empresa, é 13 mil vezes mais rápido que o algoritmo mais sofisticado de supercomputadores utilizados atualmente, disse o Google.

No futuro, o algoritmo Quantum Echoes poderá ajudar a medir a estrutura de moléculas, o que pode ajudar na descoberta de medicamentos e auxiliar na identificação de novos tipos de materiais, disseram executivos da empresa em uma coletiva de imprensa na semana passada.

A Alphabet, dona do Google, está entre as várias grandes empresas de tecnologia, incluindo a Amazon e a Microsoft, que estão investindo em computação quântica — que promete acelerar a computação e resolver problemas que estão fora do alcance das máquinas atuais.

No ano passado, o Google revelou seu chip quântico, Willow, que a empresa disse ser capaz de superar um problema crucial com “qubits”, os blocos de construção da computação quântica.

O desenvolvimento do algoritmo foi equivalente, em importância, ao chip, disseram os executivos.

O algoritmo também pode ser verificado com outros computadores quânticos ou por meio de experimentos. Dados verificáveis significam que ele pode levar a aplicações práticas.

“Se eu não posso dizer que os dados estão corretos, se eu não posso provar que os dados estão corretos, como posso fazer algo com eles?”, disse o cientista de pesquisa da equipe do Google, Tom O’Brien.

Para inteligência artificial, os engenheiros do Google esperam poder usar o algoritmo para a criação de novos conjuntos de dados para uso em áreas como ciências biológicas, onde não existem bons conjuntos de dados para treinar modelos de IA.

O Google publicou detalhes sobre o Quantum Echoes na revista científica Nature nesta quarta-feira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de US$ 5 com detalhe na assinatura e no valor nominal, sobre um fundo com cores vermelha, branca e azul, representando o dinheiro dos Estados Unidos.

Dólar tem leve baixa ante o real alinhado ao exterior

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar oscilava nesta quinta-feira em leve baixa no Brasil, alinhado ao recuo da moeda norte-americana ante outras divisas de emergentes no exterior, onde investidores seguem à espera dos dados de inflação dos Estados Unidos na sexta-feira. Às 9h12, o dólar à vista caía 0,21%, aos

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.