Por Emma Farge
GENEBRA (Reuters) – Uma funcionária da Organização Mundial da Saúde (OMS) espera arrecadar dinheiro suficiente por meio de campanhas de arrecadação de fundos nas redes sociais para amenizar o impacto da saída dos Estados Unidos da organização pelo presidente Donald Trump, disse ela à Reuters nesta terça-feira.
A campanha “1 Dollar, 1 World” (1 dólar, 1 mundo) está pedindo às pessoas ao redor do mundo que doem um dólar para a agência de saúde da ONU que combate doenças crônicas e emergentes e que publiquem uma foto de si mesmas nas redes sociais com o dedo indicador levantado.
Tania Cernuschi, funcionária da OMS há 10 anos que trabalha para melhorar o acesso a vacinas, disse que pensou na campanha enquanto não conseguia dormir após o anúncio de Trump.
“Senti-me frustrada, decepcionada”, declarou Cernuschi em uma entrevista na sede da agência da ONU em Genebra. “Como todo mundo, acho que fiquei perturbada com o anúncio”, disse, afirmando que os cortes no financiamento custarão vidas.
O 1 bilhão de dólares que ela pretende arrecadar corresponde aproximadamente ao que os Estados Unidos, maior doador da agência, tem dado em média para cada orçamento de dois anos, segundo dados da OMS.
Até o momento, a campanha de Cernuschi arrecadou cerca de 58.000 dólares, apenas uma fração da meta, desde o lançamento na semana passada.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, expressou seu apoio. “Estou orgulhoso dela. Toda a equipe está dizendo que somos parte da solução”, disse ele à Reuters.
(Reportagem de Emma Farge)