thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FMI vê quadro misto de inflação global em face de tarifas mais altas

Mulher apresentadora de televisão em estúdio, usando blazer rosa, falando ao vivo sobre economia e finanças internacionais.

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) vê um quadro misto de inflação em nível global, uma vez que as empresas nos Estados Unidos e em outros países que aumentaram as tarifas absorveram grande parte das taxas mais altas, enquanto a demanda permanece reprimida nos principais países exportadores, como a China, disse a porta-voz do FMI, Julie Kozack, nesta quinta-feira.

Kozack disse em uma coletiva de imprensa regular que a economia global tem demonstrado resiliência diante da incerteza sobre as tarifas comerciais, enquanto o FMI e o Grupo Banco Mundial se preparam para suas reuniões anuais em Washington no final deste mês.

“Vemos que o crescimento global no primeiro semestre do ano se manteve estável, mas agora estamos começando a ver sinais de desaceleração global”, disse Kozack. “Com relação à inflação, o que vemos globalmente é um quadro um pouco misto.”

Ela disse que, embora o repasse de algumas tarifas para os aumentos de preços esteja ajudando a elevar o núcleo da inflação nos EUA, a inflação global estava aumentando mais rapidamente no Reino Unido, Austrália e Índia. No entanto, as pressões inflacionárias estão “muito contidas” na China e em alguns outros países asiáticos, refletindo o impacto das tarifas sobre a demanda por suas exportações.

“Vemos as empresas absorvendo parte do impacto das tarifas, de modo que isso parece ser parte do fator que contribui para o fato de termos visto um impacto relativamente limitado até agora sobre a inflação nos EUA”, disse Kozack. “Quanto tempo isso vai durar, eu acho, é uma questão.”

Ela disse que o próximo relatório Perspectiva Econômica Global do FMI, previsto para 14 de outubro, procurará abordar a questão dos impactos das tarifas sobre a economia e a inflação dos EUA, assim como a revisão anual do “Artigo 4” do FMI sobre as políticas econômicas dos EUA, prevista para novembro.

Kozack disse que o enfraquecimento do mercado de trabalho dos EUA tornou apropriado que o Federal Reserve reduzisse sua taxa de juros na reunião de setembro, uma vez que a inflação está se aproximando da meta do Fed. No entanto, ela acrescentou que a inflação está sujeita a riscos de alta, de modo que o Fed deve acompanhar de perto os dados recebidos sobre as pressões inflacionárias ao considerar sua próxima decisão sobre a taxa.

Questionada sobre o impacto econômico da paralisação parcial do governo dos EUA, que começou na quarta-feira, Kozack disse que o FMI estava monitorando esses acontecimentos e ainda estava formulando sua avaliação.

“Esse impacto dependerá muito da duração da paralisação e das modalidades da paralisação, e certamente esperamos que seja possível chegar a um acordo para garantir que o governo federal permaneça totalmente financiado”, acrescentou Kozack.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mulher com cabelos cacheados e óculos lendo um livro em ambiente de casa com elementos decorativos ao fundo, promovendo leitura e bem-estar.

Lançamentos – Outubro de 2025

Em outubro de 2025, a Editora Revista dos Tribunais apresenta novos títulos jurídicos de destaque. Entre eles, a 10ª edição de “Licenciamento Ambiental”, de Curt e Terence Trennepohl, já atualizada conforme a Lei nº 15.190/2025 (Nova Lei de Licenciamento Ambiental) e em sintonia com a COP 30 em Belém. Também

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.