thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FMI e Argentina chegam a acordo para retomar programa de dívida de US$44 bilhões

FMI e Argentina chegam a acordo para retomar programa de dívida de US$44 bilhões

Por Jorge Otaola e Eliana Raszewski

(Reuters) – A Argentina e o Fundo Monetário Internacional (FMI) chegaram a um acordo em nível técnico sobre a sétima revisão do programa de 44 bilhões de dólares do país e pode desbloquear um desembolso de cerca de 4,7 bilhões de dólares, disse o Fundo em um comunicado na quarta-feira.

“Foram alcançados entendimentos sobre um conjunto reforçado de políticas para restaurar a estabilidade macroeconômica e colocar o programa atual de volta nos trilhos”, disse o FMI.

A Argentina, que está lutando contra uma inflação que se encaminha para 200% e com reservas líquidas de divisas negativas, precisava renovar o acordo com o FMI depois que o governo anterior não conseguiu cumprir várias metas econômicas previstas no acordo.

“O programa se desviou seriamente”, disse o FMI no comunicado. “As metas do déficit fiscal primário para o final de setembro não foram atingidas (…) e os dados preliminares sugerem que as metas para o final do ano não foram atingidas por uma margem ainda maior.”

“As metas de reservas internacionais líquidas também não foram cumpridas, com desvios da meta de fim de ano de cerca de 15 bilhões de dólares antes do início do novo governo”, acrescentou.

O novo governo do presidente libertário Javier Milei estava em negociações com as autoridades do FMI em Buenos Aires desde o final da semana passada, com o objetivo de chegar a um acordo e liberar novos fundos para o pagamento da dívida.

O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, disse em uma coletiva de imprensa após o anúncio que o desembolso de cerca de 4,7 bilhões de dólares será usado para pagar os vencimentos de capital de dezembro, janeiro e abril com o FMI. Além disso, a Argentina deve pagar 600 milhões de dólares em fevereiro, acrescentou o ministro.

“Esse não é um acordo novo”, explicou Caputo.

Ele disse que, embora o FMI esteja aberto a um novo acordo com mais fundos, o governo acredita que a Argentina deve se concentrar em resolver o problema do déficit fiscal.

De acordo com o FMI, as autoridades argentinas pretendem alcançar um superávit fiscal de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, em comparação com uma meta de déficit de 0,9% do PIB prevista anteriormente.

“É hora de o país resolver seus problemas financeiros solucionando os problemas estruturais de fundo, que é seu vício em gastos públicos excessivos, no déficit fiscal que é, no final, o que acaba gerando todos os problemas que a sociedade sofre”, explicou.

O acordo anunciado na quarta-feira será submetido à aprovação da diretoria do FMI “nas próximas semanas”, informou o FMI.

Caputo disse que a oitava revisão das 10 do programa ocorrerá em maio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem sério com cabelos grisalhos e expressão concentrada, em um ambiente com pessoas ao fundo, usando jaqueta preta.

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega domiciliar

BRASÍLIA, 19 Dez (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta sexta-feira solicitação da defesa de Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado, e autorizou que o ex-presidente realize uma cirurgia, mas negou um segundo pedido dos advogados e rejeitou a possibilidade

Imagem de uma nota de dólar com retrato de Benjamin Franklin, destacado em iluminação escura para foco no rosto e detalhes.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Pessoa contando e trocando cédulas de dinheiro, focando em dólares de cem dólares, com destaque para as notas na mão e na mesa.

Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) – O dólar iniciou a segunda-feira muito próximo da estabilidade no Brasil, à espera de notícias que possam direcionar a moeda norte-americana, que no exterior exibia baixas ante a maior parte das demais divisas. Às 9h40, o dólar à vista cedia

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.