thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Expectativa de vida ao nascer supera patamar pré-pandemia, diz IBGE

Expectativa de vida ao nascer supera patamar pré-pandemia, diz IBGE

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A expectativa de vida ao nascer no Brasil no ano passado superou pela primeira vez o patamar de antes da pandemia de Covid-19 ao alcançar 76,4 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representando um avanço de 11,3 meses em comparação a 2022.

Em 2019, antes da pandemia, a expectativa de vida ao nascer no Brasil era de 76,2 anos. No ano passado, a expectativa de vida aumentou tanto para homens quanto para mulheres.

Para a população masculina, o aumento foi de 12,4 meses, passando de 72,1 anos para 73,1 anos. Já para as mulheres, que vivem mais que os homens na média, o ganho foi um pouco menor, de 10,5 meses, passando de 78,8 anos para 79,7 anos.

“A elevação do número de mortes no Brasil e no mundo com a pandemia de coronavírus reduziu a esperança de vida ao nascer em 2020 e 2021, chegando ao patamar de 72,8 anos nesse último ano (sendo 69,3 anos para homens e 76,4 anos para as mulheres). A recuperação desse indicador a partir de 2022 reflete a redução do excesso de mortes causado pela pandemia para ambos os sexos”, disse Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE.

As projeções da Tábua de Mortalidade são usadas para definir o fator previdenciário e para cálculo da Previdência.

Em 1940, a expectativa de vida ao nascer no Brasil para ambos os sexos era de 45,5 anos, ou seja, nessas últimas décadas houve um aumento de 30,9 anos na esperança de vida no país sendo de 30,2 anos para homens e 31,4 anos para mulheres.

No Brasil, em 2023 , a esperança de vida aos 60 anos era de 22,5 anos para o total da população. Para um indivíduo de 80 anos era de 8,9 anos, de acordo com o instituto.

Em 2023, a probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida, — a taxa de mortalidade infantil — era de 12,5 óbitos para cada mil nascimentos, sendo 13,5 para meninos e 11,4 para meninas. Já a taxa de mortalidade na infância — menores de 5 anos — manteve-se estável em 14,7 óbitos em 2022 e 2023.

Também no ano passado, um homem de 20 anos tinha 4,1 vezes mais chance de não chegar os 25 anos de idade do que uma mulher, segundo o IBGE. Isso ocorre pois há uma maior incidência dos óbitos por “causas externas ou não naturais” que atingem com maior intensidade a população masculina, como acidentes de trânsito e violência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

prompts para IA

Como escrever prompts para IA e otimizar seu trabalho jurídico?

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser promessa para se tornar uma aliada prática do profissional do Direito. Hoje, quem domina o “como perguntar” consegue extrair pesquisas mais rápidas, rascunhos mais sólidos, peças mais bem  estruturadas, rotinas mais eficientes e insights estratégicos.  O começo é bem tranquilo: aprender a criar

Reunião internacional com representantes de vários países, incluindo Venezuela, discutindo questões diplomáticas e econômicas.

Venezuela reclama com ONU sobre força naval dos EUA no Caribe

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – A Venezuela reclamou nesta quinta-feira com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o aumento da presença naval dos EUA no sul do Caribe e em águas próximas, disse o embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada. Ele disse que a Venezuela não constitui uma ameaça

Homem idoso com cabelo branco e barba, vestido com terno azul, falando ao microfone durante uma conferência com bandeira do Brasil ao fundo.

Não tenho pressa em adotar reciprocidade contra os EUA por tarifa, diz Lula

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que não está com pressa para adotar medidas de reciprocidade contra os Estados Unidos, diante da imposição por Washington neste mês de uma tarifa de 50% sobro produtos brasileiros exportados ao mercado norte-americano. Falando em entrevista à Rádio

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.