thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ex-presidente do Peru Alberto Fujimori é libertado da prisão após 16 anos

Ex-presidente do Peru Alberto Fujimori é libertado da prisão após 16 anos

LIMA (Reuters) – O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que estava cumprindo uma pena de 25 anos de prisão por abusos de direitos humanos durante sua década de governo nos anos 1990, foi libertado da prisão na noite de quarta-feira, apesar das críticas de um tribunal internacional de direitos humanos.

A mais alta corte do Peru decidiu na terça-feira a favor de um recurso para restaurar um indulto de 2017 para Fujimori, de 85 anos, por motivos humanitários. A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) havia solicitado anteriormente que a medida fosse bloqueada.

Fujimori cumpriu cerca de 16 anos após ser extraditado do Chile em 2007.

O ex-presidente, cujos médicos dizem ter sérios problemas de saúde, foi filmado na quarta-feira deixando a prisão usando um tubo de respiração e uma máscara. Seus filhos o abraçaram antes que ele entrasse em um carro, que o levou para a casa de sua filha mais velha e herdeira política, Keiko.

“Hoje, finalmente, temos nosso pai em casa”, disse Keiko por meio de um megafone na porta de sua casa, onde se espera que seu pai resida agora. “Não há ódio ou ressentimento em meu coração, mas gratidão.”

Quando Fujimori deixou a prisão, imagens da TV local mostraram uma multidão de apoiadores aplaudindo e empurrando seu carro enquanto ele tentava deixar as instalações da prisão nos arredores de Lima.

“Já era hora de acabar com essa injustiça contra Fujimori, graças a ele nosso país está de pé”, disse Catalina Ponce, uma apoiadora de Fujimori que aguardava do lado de fora da prisão durante o dia.

Os partidários de Fujimori acreditam que ele salvou o Peru do terrorismo e do colapso econômico.

Os críticos, entretanto, dizem que ele violou a democracia e cometeu atrocidades durante a batalha de seu governo contra os guerrilheiros do Sendero Luminoso.

Fujimori foi condenado em 2009 por ordenar o massacre de 25 pessoas em 1991 e 1992, enquanto seu governo lutava contra o Sendero Luminoso.

Mas ele recebeu indulto na véspera de Natal de 2017 pelo presidente da época, Pedro Pablo Kuczynski. Ele ficou em liberdade por cerca de nove meses antes de um tribunal declarar o indulto nulo.

(Reportagem de Marco Aquino)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem feliz lendo um livro em uma biblioteca aconchegante, cercado por prateleiras de livros e com iluminação suave, criando um ambiente perfeito para leitura. 2025

Retrospectiva Jurídica 2025: Principais Decisões, Leis e Impactos do Ano

O ano de 2025 foi marcado por grandes alterações legislativas que impactaram profundamente tanto o mundo jurídico brasileiro quanto a sociedade como um todo. Projetos de lei inovadores, voltados para enfrentar novos desafios e antigos problemas do país, foram aprovados, assim como legislações disruptivas. Além disso, decisões de grande relevância

Imagem de um encontro entre o Primeiro Ministro de Israel e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista ou conferência, com bandeiras de Israel e Estados Unidos ao fundo.

Trump diz que ele e Netanyahu não concordam totalmente sobre Cisjordânia

Por Andrea Shalal e Kanishka Singh PALM BEACH, Flórida, 29 Dez (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que ele e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não concordavam totalmente com a questão da Cisjordânia ocupada por Israel, mas o líder republicano não explicou qual era

Bandeira dos Estados Unidos com destaque para as estrelas brancas em um fundo azul e elementos em vermelho e branco ao fundo, simbolizando patriotismo e orgulho nacional.

EUA atacam instalação de carregamento de barcos de drogas na Venezuela, diz Trump

WEST PALM BEACH, FLÓRIDA, 29 Dez (Reuters) – O presidente Donald Trump disse na segunda-feira que os Estados Unidos “atingiram” uma área na Venezuela onde barcos são carregados com drogas, marcando a primeira vez que Washington realizou operações em território venezuelano desde o início de uma campanha de pressão contra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.