thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Europol faz alerta sobre ampliação de crimes movidos por IA

Imagem de uma silhueta trabalhando em um laptop com um fundo de código binário verde, representando a cibersegurança e programação.

(Reuters) – Organizações criminosas estão recorrendo a golpes e sistemas de pagamento movidos a inteligência artificial para atingir suas vítimas, o que lhes permite ampliar as operações em todo o mundo de forma rápida e mais barata, tornando-as mais difíceis de detectar, alertou a Europol nesta terça-feira.

A tecnologia permite que eles elaborem mensagens em vários idiomas e criem falsificações altamente realistas para se passar por indivíduos e chantagear alvos em operações globais de fraude cibernética, disse a agência de aplicação da lei da União Europeia em um relatório.

Os criminosos também estão usando IA generativa para produzir material de abuso sexual infantil, afirmou.

“O próprio DNA do crime organizado está mudando. As redes criminosas evoluíram para empresas globais e impulsionadas pela tecnologia, explorando plataformas digitais, fluxos financeiros ilícitos e instabilidade geopolítica para expandir sua influência”, disse Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol.

A agência disse que os elementos de cada processo criminal estão cada vez mais se movendo online, incluindo sistemas de recrutamento, comunicação e pagamento.

“As mesmas qualidades que tornam a IA revolucionária – acessibilidade, adaptabilidade e sofisticação – também a tornam uma ferramenta poderosa para as redes criminosas”, disse a Europol.

“Essas tecnologias estão automatizando e expandindo as operações criminosas, tornando-as mais escaláveis e mais difíceis de detectar.”

O relatório alertou que o surgimento da IA totalmente autônoma, na qual os sistemas planejam e executam tarefas sem orientação humana, “poderia abrir caminho para redes criminosas totalmente controladas por IA, marcando uma nova era no crime organizado”.

Em fevereiro, a Europol anunciou a prisão de duas dúzias de pessoas por distribuir imagens de abuso infantil geradas por IA.

A operação foi uma das primeiras envolvendo material de abuso infantil gerado por IA, disse a Europol na época, acrescentando que havia uma falta de legislação em torno do uso de ferramentas de IA para esse fim.

Nesta terça-feira, a Europol listou ataques cibernéticos, contrabando de migrantes, tráfico de drogas e armas de fogo e irregularidades na gestão de resíduos entre as ameaças criminosas que mais crescem no continente.

(Por Michal Aleksandrowicz)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Analista de mercado financeiro monitorando gráficos e dados em telas de computador em um ambiente de sala de operações de bolsa.

Wall Street avança com investidores animados com alívio tarifário e dados positivos

Por David French 22 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta quinta-feira, o segundo dia consecutivo de ganhos, conforme investidores compraram ações depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rescindiu as ameaças de tarifas sobre aliados europeus, enquanto dados destacaram a resiliência

Primeiro-ministro Narendra Modi e então-presidente Jair Bolsonaro em um aperto de mãos durante encontro oficial, com expressão cordial. Foto capturada em um ambiente formal, destacando o relacionamento diplomático entre Índia e Brasil.

Primeiro-ministro da Índia e Lula conversam sobre parceria estratégica

22 Jan (Reuters) – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por 45 minutos nesta quinta-feira por telefone, quando trataram da visita de Estado do brasileiro à Nova Délhi em fevereiro e da parceria entre os dois países, informou o Palácio do

Tanques de armazenamento de grãos despejando produto em silos agrícolas, representando a agricultura e a produção de alimentos em campo.

Abiove prevê esmagamento recorde de 61 mi t de soja no Brasil em 2026

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O esmagamento de soja no Brasil deverá alcançar um recorde de 61 milhões de toneladas em 2026, contra 58,5 milhões em 2025, segundo levantamento mensal da associação da indústria Abiove divulgado nesta quinta-feira. Já a safra de soja do Brasil foi estimada em 177,124

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.