thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Europol faz alerta sobre ampliação de crimes movidos por IA

Imagem de uma silhueta trabalhando em um laptop com um fundo de código binário verde, representando a cibersegurança e programação.

(Reuters) – Organizações criminosas estão recorrendo a golpes e sistemas de pagamento movidos a inteligência artificial para atingir suas vítimas, o que lhes permite ampliar as operações em todo o mundo de forma rápida e mais barata, tornando-as mais difíceis de detectar, alertou a Europol nesta terça-feira.

A tecnologia permite que eles elaborem mensagens em vários idiomas e criem falsificações altamente realistas para se passar por indivíduos e chantagear alvos em operações globais de fraude cibernética, disse a agência de aplicação da lei da União Europeia em um relatório.

Os criminosos também estão usando IA generativa para produzir material de abuso sexual infantil, afirmou.

“O próprio DNA do crime organizado está mudando. As redes criminosas evoluíram para empresas globais e impulsionadas pela tecnologia, explorando plataformas digitais, fluxos financeiros ilícitos e instabilidade geopolítica para expandir sua influência”, disse Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol.

A agência disse que os elementos de cada processo criminal estão cada vez mais se movendo online, incluindo sistemas de recrutamento, comunicação e pagamento.

“As mesmas qualidades que tornam a IA revolucionária – acessibilidade, adaptabilidade e sofisticação – também a tornam uma ferramenta poderosa para as redes criminosas”, disse a Europol.

“Essas tecnologias estão automatizando e expandindo as operações criminosas, tornando-as mais escaláveis e mais difíceis de detectar.”

O relatório alertou que o surgimento da IA totalmente autônoma, na qual os sistemas planejam e executam tarefas sem orientação humana, “poderia abrir caminho para redes criminosas totalmente controladas por IA, marcando uma nova era no crime organizado”.

Em fevereiro, a Europol anunciou a prisão de duas dúzias de pessoas por distribuir imagens de abuso infantil geradas por IA.

A operação foi uma das primeiras envolvendo material de abuso infantil gerado por IA, disse a Europol na época, acrescentando que havia uma falta de legislação em torno do uso de ferramentas de IA para esse fim.

Nesta terça-feira, a Europol listou ataques cibernéticos, contrabando de migrantes, tráfico de drogas e armas de fogo e irregularidades na gestão de resíduos entre as ameaças criminosas que mais crescem no continente.

(Por Michal Aleksandrowicz)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem sério com cabelos grisalhos e expressão concentrada, em um ambiente com pessoas ao fundo, usando jaqueta preta.

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega domiciliar

BRASÍLIA, 19 Dez (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta sexta-feira solicitação da defesa de Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado, e autorizou que o ex-presidente realize uma cirurgia, mas negou um segundo pedido dos advogados e rejeitou a possibilidade

Imagem de uma nota de dólar com retrato de Benjamin Franklin, destacado em iluminação escura para foco no rosto e detalhes.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Pessoa contando e trocando cédulas de dinheiro, focando em dólares de cem dólares, com destaque para as notas na mão e na mesa.

Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) – O dólar iniciou a segunda-feira muito próximo da estabilidade no Brasil, à espera de notícias que possam direcionar a moeda norte-americana, que no exterior exibia baixas ante a maior parte das demais divisas. Às 9h40, o dólar à vista cedia

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.